Mantendo a tradição, no 21° USP Escola realizado em janeiro de 2022 pelo Instituto de Física da USP, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão e pela Associação dos Professores de Escolas Públicas ou sem fim lucrativos, a APEP, o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo colaborou mais uma vez no sentido de divulgar a Educomunicação e as atividades promovidas pelo Núcleo e seus parceiros. Desta vez, em um formato foi mais curto, com a palestra “Educomunicação: inovação na comunicação e na educação” com duração de duas horas, ministrada pelo prof. Dr. Claudemir Edson Viana, coordenador do Núcleo, o objetivo era apresentar um conjunto conciso de informações que pudessem esclarecer sobre as origens, princípios e práticas da Educomunicação principalmente aos que tinham interesse, porém pouco sabiam a respeito.
De acordo com Viana, o encontro foi uma oportunidade de apresentar algumas informações básicas sobre Educomunicação, e algumas instituições e projetos que dedicam seus esforços a este novo campo profissional, consolidado como um paradigma novo e inovador sobre as possibilidades da interface comunicação-educação-ação.
Foi o caso de apresentar a Licenciatura em Educomunicação (que existe há uma década), o próprio NCE (que conta com 25 anos de atuação), alguns dos agentes históricos que contribuíram e continuarão a contribuir neste rico percurso, assim como a existência cursos superiores no Brasil, e a presença do campo em programas de pós-graduação, de graduação, de cursos públicos e privados, bem como outros exemplos do forte processo de reconhecimento e legitimação científica, política e social da Educomunicação como referência de pensamento latinoamericano sobre os fenômenos pertinentes àquela interface.
Apesar de uma apresentação rápida, que está disponibilizado no canal do youtube da APEP, a dinâmica aplicada ao encontro contou com um exercício em que os inscritos, cerca de 50 pessoas, educadores na maioria, receberam previamente ao encontro um link com acesso a um formulário Google onde puderam participar de uma atividade colaborativa denominada como “MAPA DE PALAVRAS COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO”.
A construção coletiva do Mapa de Palavras Comunicação e Educação é parte integrante da dinâmica de fala coletiva por meio de uma elaboração conjunta de sínteses em forma de representações visuais, lógicas e ordenadas, como se pode ver nas imagens abaixo.
Recentemente, o Programa USP Escola com o apoio da APEP, concretizou outra conquista importante para o fortalecimento de suas ações com o reconhecimento do enorme valor e potencial que tem o conhecimento construído em parceria com os educadores do Ensino Básico neste país. Foi o lançamento do livro que conta um pouco desta história, intitulado “10 anos de encontros Universidade-Escola: Falando de Educação”.
O livro contou com a colaboração do prof. Claudemir E. Viana com um grupo de professores do Ensino Básico que já tinha grande envolvimento com a gestão do Programa desde seus primórdios, e desde sempre sob a gestão e a promoção do Instituto de Física da USP, na pessoa da Profa. Dra. Vera B. Henriques. Do trabalho de análise sobre dados a respeito de todas as edições do USP Escola, o grupo elaborou o artigo que abre o livro/ebook, intitulado “Uma história de 10 anos de formação permanente de educadores e a sua participação na interação universidade-escola”. Segue aqui, uma das gravações do lançamento do livro e a seguir uma imagem que divulgou o lançamento.
Mais informações sobre a APEP, no facebook pode ser encontrado em https://www.facebook.com/apep.prof/.
“Nas próximas edições do USP Escola, o NCE pretende poder estar mais presente, com mais colaboradores pesquisadores que integram o Núcleo, na esperança de que até lá teremos maior sucesso com o controle da pandemia do COVID-19 a ponto de fazermos atividades presenciais sem deixar de explorar as atividades a distância” destacou Viana.