A ação reuniu estudantes da graduação em licenciatura de Educomunicação da ECA USP no último dia 20 e levou experiências de escrita para a sala de aula
Em 20 de abril de 2022, estudantes do curso de graduação em licenciatura em Educomunicação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – ECA USP, reuniram-se para participar da atividade Educomunicação e Wikipedia: Experimentos da Escrita Acadêmica Compartilhada e Coletiva, realizado no laboratório de informática do Departamento de Comunicações e Artes da ECA. Essa é a primeira atividade do encontro que busca aproximar os acadêmicos da escrita em ambientes on-lines colaborativos.
Com liderança de Lilian Viana, bibliotecária da escola, a ação promovida para os discentes da disciplina de Procedimentos de Pesquisa em Educomunicação, levou a vivência da escrita acadêmica a partir dos formatos de hipertexto, considerando as normas e a ética da escrita coletiva no projeto de enciclopédia colaborativa Wikipédia.
Na atividade, os estudantes entraram em contato com os aspectos teóricos sobre a Wikipédia, como funcionamento e mecanismos da ferramenta social para a produção de conhecimentos. Lilian conta que o trabalho de aproximação deste tipo de escrita gera conhecimentos importantes para as comunidades envolvidas. “Hoje, a Wikipédia é reconhecida como fonte confiável devido ao seu mecanismo autônomo de validação e vigilância da comunidade como um todo, principalmente os interessados nos temas delimitados, a partir do verbete existente ou da criação de um novo”, explica a bibliotecária da ECA.
Durante a ação, os discentes trabalharam com temas que abordassem conhecimento livre, inteligência coletiva, escrita sobre verbetes e fluxo de informações e interações referentes à Internet. Também, eles tiveram contato com a produção de verbetes na Wikipédia. Uma das produções foi a criação do verbete Ismar de Oliveira Soares, um dos principais nomes do campo da Educomunicação no mundo.
Segundo o professor Claudemir Edson Viana, responsável pela disciplina, a experiência possibilita acesso a outros tipos de conhecimento, como elaborar um projeto de pesquisa em Educomunicação e depois transformá-lo em Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), como o caso desta disciplina.
Viana conta que a primeira edição da atividade, realizada em 2021, foi fruto de outras ações importantes para o curso. “Ano passado, os discentes trabalharam diretamente na Wikipédia de duas formas, uma forma foi tomando verbete Educomunicação, já existente e que também fora objeto de atividade do curso em 2018, em razão do II Congresso Internacional sobre Comunicação e Educação e o VIII Encontro Brasileiro de Educomunicação, realizados na ECA. Assim, este verbete pode ser qualificado ainda e por meio de práticas que são coletivas.”, afirma
O projeto terá ainda mais dois encontros até o final do semestre letivo, para que os discentes possam concluir o exercício na wikipédia.