Na última noite de sexta-feira (20.05.2022) aconteceu a visita do ilustre professor Ismar de Oliveira Soares aos estudantes ingressantes da Licenciatura em Educomunicação ECA/USP 2022 no Auditório Lupe Cotrim. A visita contou com a participação de discentes, representantes de classe e do professor e coordenador do curso, Claudemir Edson Viana.
Em clima intimista e acolhedor, o professor Ismar de Oliveira Soares, fundador e presidente de honra do NCE, em uma visita os estudantes ingressantes da Licenciatura em Educomunicação ECA/USP 2022, contou um pouco sobre sua trajetória e respondeu às perguntas organizadas pelos próprios discentes presentes, que haviam se preparado especialmente para a recepção de um dos grandes nomes da Educomunicação no Brasil e no mundo inteiro. Em seu relato sobre seu percurso relacionado à Educomunicação – que carrega consigo a história da própria prática pedagógica latinoamericana -, Ismar compartilhou desde experiências vividas durante a criação da Licenciatura, há 11 anos atrás na própria ECA/USP/, até como é ser reconhecido como o pai da Educomunicação – e como ele se sente em família e construindo isso não sozinho, mas junto à muitas outras pessoas que também colaboram pensando e praticando a Educomunicação.
Além disso, o professor ainda trouxe informações sobre os avanços e as dificuldades ainda presentes na área, como a dificuldade de flexibilizar, atualizar e renovar o conceito de Educação – que até hoje passa por uma compreensão estática de um educador que detém o conhecimento e o transmite, sem participação ativa do discente. A conversa passou por questões importantes que cada vez recebem mais atenção dos jovens educomunicadores e educomunicadoras, como a melhor integração de discentes e docentes PCD (Pessoa Com Deficiência), e o crescimento da quantidade de pessoas periféricas e pobres em ambientes acadêmicos diversos. Soares ainda comentou sobre os grandes desafios que os profissionais da área devem trilhar – como a batalha para ensinar sobre o pensamento crítico na utilização de tecnologias digitais – bem como sobre a importância de compreender sua posição de mensageiro da educação dialógica e participativa, que pauta uma das bases do(a) profissional educomunicador(a).
Ismar de Oliveira Soares, autor do consagrado livro “Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: Contribuições para a reforma do Ensino Médio”, tornou-se Professor Titular Sênior da Universidade de São Paulo. Mestre (1980) e Doutor em Ciências da Comunicação (1986) pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado, em 2000, pela Marquette University Milwaukee,WI, USA. Jornalista responsável pela revista Comunicação & Educação, da ECA/USP, desde 1994 até a presente data. Coordenou, de 1996 a 2014, o NCE- Núcleo de Comunicação e Educação da ECA-USP.
Ao final do encontro, alunes se organizaram para entregar uma carta assinada por todos os ingressantes da Licenciatura em Educomunicação ECA/USP 2022 junto de uma cesta simbolizando a gratidão pela ampla contribuição do professor à Humanidade através de seu trabalho.
*Texto por Marina Alencar Perrenoud
Estagiária do Departamento de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – CCA/ECA/USP