Na terça-feira do dia 18 de outubro aconteceu na Faculdade de Administração de Empresas de São Paulo (FGV) uma aplicação do jogo “Celsius – Desafio dos 2ºC”, criação de Fabiano e Luís Onça, como parte de uma dinâmica de aula do OneMBA da faculdade. Alunos de Licenciatura em Educomunicação na ECA/USP convidados participaram da atividade ministrando o jogo para os discentes da FGV, enquanto conduziam a mesa e sanavam as dúvidas que surgiam dos participantes
O jogo, que tem como objetivo que cada empresa (representada por um jogador) alcance o maior valor possível dentro do tabuleiro, conta com um desafio extra: enquanto se pensa em como fazer a sua empresa crescer, é necessário também prestar atenção ao “termômetro da Terra”, que não pode chegar aos 2ºC. A proposta do jogo exige que todos os envolvidos dinamizem suas estratégias comerciais para não comprometer a própria existência do planeta – reflexão altamente necessária para qualquer pessoa, principalmente um futuro administrador de um negócio
O encontro dos estudantes da USP e o criador de jogos Fabiano Onça (criador de jogos, formado em Jornalismo pela USP, Mestrado e Doutorado pela USP) surgiu por conta da disciplina de Atividades Teórico Práticas de Aprofundamento II, oferecida pelo professor Richard Romancini (Jornalista pela Cásper Líbero, Mestre e Doutor pela USP). Fabiano conversou com o grupo de alunos em aula na ECA e trouxe o jogo “Celsius” para que pudesse ser jogado e discutido como uma proposta educomunicativa.
Em um ambiente convidativo para a ação e a expansão, jogos são capazes de criar dinâmicas que fazem os participantes refletirem sobre um tema sem necessariamente ter uma relação de estudo intenso com o mesmo. Desse modo, flexibiliza-se a ação de aprender ao adicionar à ela elementos como estratégia, surpresa, diversão, competição etc. O pensamento de aprender através do jogar é cada vez mais compreendido como uma ferramenta que pode auxiliar o processo pedagógico de modo lúdico e divertido em muitos ambientes.