Com o mote “A formação de Educomunicadores: As propostas da UFCG e da USP”, o evento promoveu importantes discussões entre estudantes da UFCG e da USP
Na noite da última quarta-feira (09/11/2022), aconteceu o quarto e último fórum preparatório ao IX Encontro Brasileiro de Educomunicação, com o mote “A formação de Educomunicadores: As propostas da UFCG e da USP”. Tendo sido realizado de forma híbrida, o evento contou com a participação de discentes de Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da Universidade de São Paulo (USP), que puderam contribuir ativamente no debate das temáticas abordadas ao longo do fórum.
A organização do evento se distanciou de dinâmicas tradicionais, uma vez que não promoveu falas expositivas, mas sim fomentou uma participação ativa dos estudantes, assim como outros participantes que acompanhavam o fórum. Para organização do debate, foi realizada uma subdivisão de quatro “salas” de discussão, cada uma direcionada a um tema específico, também sob a mediação de estudantes de Educomunicação. Os temas foram: raça, gênero, sexualidade e classe social. Ao final das discussões, todos participantes se reuniram em uma plenária, onde sínteses dos debates realizados foram apresentadas.
As salas de discussão foram mediadas pelos alunos da Licenciatura em Educomunicação da USP, André Regis Alló Paolini, Joe Silva e Marina Alencar Perrenoud; e os alunalos de Educomunicação pela UFCG, Mônica Lourenço e Josman Silva de Souza. A discente da ECA/USP, Marina Alencar Perrenoud, que também organizou a apresentação do evento, destacou que a intenção final do evento é organizar um documento manifesto com propostas que venham a contribuir para a formação de Educomunicadores, que será disponibilizado ao público futuramente.
O IX Encontro Brasileiro de Educomunicação será realizado de 14 a 16 de novembro, numa parceria da ABPEducom, do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, do curso de Comunicação Social com ênfase em Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande e do Instituto Palavra Aberta. Para mais informações, visite: www.even3.com.br/ixeducom