O evento, organizado pela ABPEducom em parceria com o NCE/USP, Instituto Palavra Aberta e o curso de Comunicação Social – Educomunicação, da UFCG, promoveu discussões sobre práticas sociais e tecnológicas pelos Direitos Humanos e Direitos da Terra
O IX Encontro Brasileiro de Educomunicação, evento organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Educomunicação – ABPEducom em parceria com o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo – NCE/USP, Instituto Palavra Aberta e com o curso de Comunicação Social – Educomunicação, da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, terminou ontem (16) com uma cerimônia de encerramento que contou com uma apresentação cultural feita por jovens, o anúncio dos vencedores do prêmio Mariazinha Fusari de Educomunicação e um balanço positivo sobre as atividades que envolveram mais de 340 pesquisadores em três dias de evento.
Após quatro fóruns, seis mesas-redondas, um workshop e 18 grupos de trabalho (GTs), o IX Educom reuniu no Centro de Eventos Rosa Tânia, no campus sede da UFCG, os organizadores e apoiadores do encontro para a solenidade de encerramento do evento. Com transmissão online para todo Brasil, a cerimônia abriu os trabalhos com a apresentação do grupo Sarau Nordeste em Verso, formado por estudantes do quarto e quinto ano da Escola Municipal Manoel Francisco Barbosa e idealizado pela professora Jane Gomes.
Na sequência, Claudemir Viana, coordenador do NCE/USP, anunciou os vencedores do Prêmio Mariazinha Fusari de Educomunicação 2022. Porém antes, dedicou o momento para homenagear a professora que dá nome à premiação, contando um pouco sobre sua trajetória acadêmica e sua importância para o campo da Educomunicação. Nesta edição, uma flâmula feita à mão pela artesã Nathalia Guimarães foi entregue aos ganhadores. Ismar de Oliveira Soares, presidente de honra do NCE, venceu a categoria de pesquisa da premiação, enquanto Maria Cecília Rehder e “Cipó Comunicação Interativa” venceram, respectivamente, as categorias “profissional” e “instituição”.
Ainda participaram da cerimônia a professora Raíja Almeida, representando o curso de Educomunicação e Giliara Carol Diniz de Luna Gurgel, representando a reitoria da UFCG; Mariana Ochs, representando o Instituto Palavra Aberta; e Lígia Beatriz Carvalho, professora da Universidade Federal de Campina Grande que leu a carta de encerramento do evento. Tanto Raíja Almeida, quanto Lígia Carvalho, receberam homenagens da organização pelo trabalho realizado no recebimento do encontro em Campina Grande.
Três dias de muito trabalho
A organização do IX Educom comemorou o desempenho do encontro e avaliou a sua execução como positiva e satisfatória. Mesmo com a intensidade de trabalho para realizar um evento online com atividades simultâneas, tudo o que foi proposto no planejamento foi realizado, isso graças ao envolvimento da equipe técnica formada pela diretoria da ABPEducom além de professores e alunos dos cursos de Educomunicação da UFCG e da Universidade de São Paulo (USP), que fizeram parte de uma equipe de mais de 40 monitores para dar suporte técnico a cada uma das 31 atividades.
Além disso, uma parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) garantiu a participação de uma equipe de tradutores de linguagem de sinais que traduziram ao vivo a cerimônias de abertura e de encerramento, as mesas-redondas 4 e 6 e o fórum 5, totalizando quase dez horas de transmissão.
> Assista às transmissões do IX Educom
As seis mesas-redondas e os quatro fóruns trouxeram discussões sobre os desafios socioambientais e comunicacionais contemporâneos, incluindo o consumo consciente de informação (aprender a identificar desinformação e fake news, por exemplo) e mobilização social por meio da expressão cultural. Já os 18 grupos de trabalho focaram seus debates nas apresentações de artigos e pesquisas que trafegam dentro das áreas de intervenção da Educomunicação.
Para Claudemir Viana, um dos organizadores do encontro, muitos desafios foram enfrentados para a realização do IX Educom. “Houve muita imprevisibilidade em razão da pandemia e da adesão de participantes, mesmo assim chegamos a um desenho de evento híbrido que pela primeira vez foi adotado para um evento de Educomunicação”, disse o coordenador do NCE/USP. “Também foi a primeira vez que a ABPEducom e o NCE se uniram com a Universidade Federal de Campina Grande”, completou.
Disponíveis relatórios sobre o IX Encontro Brasileiro de Educomunicação
Estão disponíveis os relatórios sobre o IX Encontro Brasileiro de Educomunicação – Práticas Sociais e Tecnológicas pelos Direitos Humanos e Direitos da Terra, realizado de 14 a 16 de novembro de 2022, na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, em Campina Grande, na Paraíba.
O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Educomunicação – ABPEducom em parceria com o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo – NCE/USP, Instituto Palavra Aberta e com o curso de Comunicação Social – Educomunicação, da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, e contou com a participação de mais de 340 pesquisadores, que participaram de Após quatro fóruns, seis mesas-redondas, um workshop e 18 grupos de trabalho (GTs).
Para acessar na íntegra o relatório final do IX Encontro Brasileiro de Educomunicação, basta clicar aqui. Já para conferir como se deu a programação detalhada do evento, acesse este link.