Conheça os ganhadores do prêmio Mariazinha Fusari de Educomunicação 2022

Premiação aconteceu durante a cerimônia de encerramento do IX Encontro Brasileiro de Educomunicação, na Universidade de Campina Grande – UFCG

Flâmulas feitas à mão pela artesã Nathalia Guimarães foram entregues aos ganhadores do Prêmio.

No dia 16/11, durante a cerimônia de encerramento do IX Encontro Brasileiro de Educomunicação, foi realizada a entrega do prêmio Mariazinha Fusari de Educomunicação 2022. Com uma participação híbrida, a premiação, idealizada pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo – NCE/USP, em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores em Educomunicação – ABPEducom, reconheceu a excelência dos serviços prestados para o campo da educomunicação por agentes culturais motivadores, considerando as áreas de Pesquisa, Ação Profissional e Ação Institucional. 

O anúncio dos ganhadores aconteceu após a apresentação de um manifesto dos estudantes abordando temas aliados aos compromissos com os Direitos Humanos do grupo Sarau Nordeste em Verso, da Escola Municipal Manoel Francisco Barbosa, do Sítio Taboado, da cidade de Boqueirão – PB, formado por crianças do quarto e do quinto ano, que tem como intenção a divulgação e preservação da cultura popular nordestina.

Na sequência, Claudemir Edson Viana, coordenador do NCE/USP, dedicou o momento para celebrar e homenagear a professora que dá nome à premiação, contando um pouco sobre sua trajetória acadêmica e sua importância para o campo da Educomunicação. Nas palavras do docente, “ela realmente considerava o afeto, a atenção e o carinho como essenciais no processo de educação”. Nesta edição, uma flâmula feita à mão pela artesã Nathalia Guimarães foi entregue aos ganhadores. Dentro do evento, todos os indicados de cada uma das três categorias puderam compartilhar suas experiências educomunicativas com o público e também verbalizam suas impressões pela indicação a cada categoria concorrida. 

A primeira categoria apresentada foi aPesquisador (a), que contemplava os nomes de Ismar de Oliveira Soares, Mauricio Virgulino Silva e Rafael Gué Martini.  

O premiado contemplado foi Ismar de Oliveira Soares, Professor Titular Sênior da USP, presidente de honra do NCE, presidente da ABPEducom e um dos grandes representantes do campo da Educomunicação no Brasil com 58,2% dos votos. Em um breve momento na cerimônia, o pesquisador comentou, emocionado, a sua indicação e premiação. “Estou aceitando este prêmio em nome de quem somou afeto, inteligência e fé para que seja possível avançar e a construção desse conceito aconteceu naturalmente pelo envolvimento de milhares de pessoas no Brasil e na América Latina”, afirma. 

Ismar de Oliveira Soares, presidente de honra do NCE, recebendo presencialmente – Em Campina grande – o prêmio Mariazinha Fusari de Educomunicação 2022 na categoria Pesquisador(a).

Já na segunda premiação da cerimônia, para a categoria Profissional, Alexandre Sayad, Maria Célia Rehder, Sueli Angelo Furlan comentaram a importância da iniciativa e suas experiências educomunicativas que fizeram chegar ao prêmio. Com 54,5% dos votos, a educomunicadora consultora do Setor de Educação da UNESCO no Brasil, Maria Célia Rehder, foi a escolhida para a categoria e não escondeu a emoção ao receber o prêmio. “Eu trabalho com isso há 20 anos, e vivo isso imensamente. Eu queria dedicar este prêmio para o Viração Educomunicação. Assim, é tão bom agregar, porque em cada trabalho que tive, eu levei a epistemologia e nos lugares mais áridos, eu consegui levar a palavra Educomunicação”, ressalta Maria. 

A última categoria apresentada na noite,Instituição, contemplava as iniciativas educomunicativas que se destacaram no campo. As indicadas para esta sessão do prêmio eram: CIPÓ – Comunicação Interativa, Educom.Saúde e PainelMar. A instituição escolhida, com 45,5% dos votos foi a ONG CIPÓ – Comunicação Interativa, que auxilia na transformação na vida de crianças, adolescentes e jovens de segmentos menos favorecidos, por meio da comunicação. A instituição foi representada na cerimônia por Nilton Lopes, coordenador de comunicação da ONG. “A educomunicação é uma ponte para que as juventudes possam contar suas próprias histórias. Estamos felizes com a indicação, porque o nosso trabalho é ajudar a formar comunicadores populares a partir da educação”, finaliza. 

Todos os contemplados do prêmio Mariazinha Fusari de Educomunicação 2022 foram escolhidos a partir da definição de listas tríplices, ocorreram a partir das indicações oriundas do contingente de colaboradores do NCE/USP, assim como do Conselho Consultivo Deliberativo (CCD) e da Diretoria da ABPEducom, as opções foram  submetidas a uma assembleia votante constituída, conjuntamente, pelos membros colaboradores do NCE/USP e por todos e toda associados e associadas da ABPEducom.

A cerimônia de premiação, com o depoimento de todos os indicados e ganhadores na íntegra, pode ser assistida completa no canal do Youtube da ABPEducom.

Disponíveis relatórios sobre o IX Encontro Brasileiro de Educomunicação

Estão disponíveis os relatórios sobre o IX Encontro Brasileiro de Educomunicação – Práticas Sociais e Tecnológicas pelos Direitos Humanos e Direitos da Terra, realizado de 14 a 16 de novembro de 2022, na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, em Campina Grande, na Paraíba.

O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Educomunicação – ABPEducom em parceria com o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo – NCE/USP, Instituto Palavra Aberta e com o curso de Comunicação Social – Educomunicação, da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, e contou com a participação de mais de 340 pesquisadores, que participaram de Após quatro fóruns, seis mesas-redondas, um workshop e 18 grupos de trabalho (GTs).

Para acessar na íntegra o relatório final do IX Encontro Brasileiro de Educomunicação, basta clicar aqui. Já para conferir como se deu a programação detalhada do evento, acesse este link. 

Conheça os ganhadores do prêmio Mariazinha Fusari de Educomunicação 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *