No terceiro dia do evento que propiciou encontros e reencontros, o Professor Dr. Claudemir Edson Viana, coordenador do NCE, ministrou uma palestra sobre a temática.
No 22° Encontro USP Escola, evento realizado em janeiro de 2023 pelo Instituto de Física da USP e, neste ano, acontecendo em parte nas dependências da FFLCH – História e Geografia, com gestão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, e pela Associação dos Professores de Escolas Públicas ou sem fim lucrativos, a APEP, o Núcleo de Comunicação e Educação da USP – NCE, manteve sua usual colaboração com a divulgação da Educomunicação e das atividades promovidas pelo Núcleo e seus parceiros. Há anos, em uma parceria com o evento, o NCE oferece cursos e palestras para a divulgação sobre a aplicação da Educomunicação no Ensino formal.
Nesta edição do evento, que ocorreu entre 9 e 13 de janeiro de 2023, o Professor Dr. Claudemir Edson Viana, coordenador do NCE/USP, ministrou presencialmente a palestra “Educomunicação na Educação Básica a partir da BNCC”, com duração de duas horas, no terceiro dia de atividades, no prédio da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH). O objetivo era apresentar aos ouvintes um conjunto conciso de informações que pudessem esclarecer sobre as origens, princípios e práticas da Educomunicação, principalmente aos que tinham interesse porém pouco sabiam a respeito da temática, e, em seguida, tratar de alguns aspectos iniciais e importantes sobre as possíveis relações que a Educomunicação pode ter com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.
Assim, disse Viana, o encontro “foi uma oportunidade de apresentar algumas informações básicas sobre Educomunicação, e algumas instituições e projetos que dedicam seus esforços a este novo campo profissional, consolidado como um paradigma inovador sobre as possibilidades da interface comunicação-educação-ação”. Ao final da palestra, os participantes do evento puderam compartilhar falas relacionadas à suas experiências, percepções e sentimentos decorridos de suas vivências nos espaços escolares em que atuavam ou pertenciam, e, dessa forma, a atividade foi finalizada com uma dose de otimismo para pôr em prática o que havia sido discutido até então.
Claudemir Viana destacou, ainda, que o evento foi marcante em sua trajetória profissional, tendo em vista que, coincidentemente, há 35 anos ele iniciara sua graduação em História da FFLCH na mesma sala em que, naquele momento, palestrava. Além disso, o evento propiciou encontros com egressos, professores que não se conheciam, novos pesquisadores orientandos e colegas do NCE/USP, como, por exemplo, Daniely Duarte e Sueller Costa, ambas associadas do NCE, assim como com outros participantes que relataram a satisfação de ter a Educomunicação ajudando-lhes em suas práticas.
Viana ressalta, por fim, que nas próximas edições do USP Escola, em condições mais favoráveis, o NCE/USP e seus colaboradores pretendem voltar a oferecer um curso mais extenso sobre Educomunicação, carregando uma crescente complexidade.
“10 anos de encontros Universidade-Escola: Falando de Educação”.
O Encontro USP Escola, evento atualmente organizado pela Associação dos Professores de Escolas Públicas e Escolas sem fins lucrativos (APEP), é uma das principais iniciativas brasileiras de formação continuada para professores da Educação Básica. O Encontro foi originalmente idealizado pelo Instituto de Física da USP (IFUSP) em 2007, pensado inicialmente apenas para professores de Física, sendo denominado como “Encontro IFUSP-Escola”, mas graças ao Programa Novos Talentos da Capes, foi possibilitada a adesão de outros institutos e unidades da USP, ampliando significativamente o escopo do evento.
Recentemente, o Programa USP Escola com o apoio da APEP, concretizou uma conquista importante para o fortalecimento de suas ações com o reconhecimento do enorme valor e potencial que tem o conhecimento construído em parceria com os educadores do Ensino Básico neste país. Foi o lançamento do livro que conta um pouco desta história, intitulado “10 anos de encontros Universidade-Escola: Falando de Educação”.
O livro contou com a colaboração do prof. Claudemir Edson Viana, assim como com um grupo de professores do Ensino Básico que já tinha grande envolvimento com a gestão do Programa desde seus primórdios, sob a gestão e a promoção do Instituto de Física da USP, representado pela Profa. Dra. Vera B. Henriques. Partindo do trabalho de análise sobre dados a respeito de todas as edições do USP Escola, o grupo elaborou o artigo que abre o livro/ebook, intitulado Uma história de 10 anos de formação permanente de educadores e a sua participação na interação universidade-escola. Aqui, é possível conferir uma das gravações do lançamento do livro.
Mais informações sobre a APEP podem ser encontradas por meio do link: https://www.facebook.com/apep.prof/.