NCE/USP apoia projeto de jogo colaborativo com o objetivo de articular conhecimentos sobre as desigualdades sociais que afetam as juventudes no Brasil

O projeto “Bora lá! Juventudes contra as desigualdades” aceita inscrições de jovens de 15 a 29 anos

Levando em consideração o complexo contexto orientado pelas marcantes desigualdades sociais que existem na sociedade contemporânea, assim como, paralelamente, o potencial de transformação social da juventude brasileira, o  Estúdio Cais – Projetos de Interesse Público, em parceria com a Fundação Tide Setubal, desenvolveu o projeto “Bora lá! Juventudes contra as desigualdades”, cujo objetivo principal é o desenvolvimento colaborativo de jogo que visa gerar e disseminar conhecimentos sobre as desigualdades sociais que afetam a juventude brasileira, e fomentar o desenvolvimento cooperativo de iniciativas de mobilização social para um efetivo enfrentamento de tais injustiças, a serem executadas, sobretudo, por meio da própria sociedade civil. A iniciativa conta com o apoio do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP), Viração Educomunicação, Rede de Conhecimento Social, Em Movimento, Escola de Ativismo, Jogaderia e Programa Cidadania Viva.

De acordo com os idealizadores do projeto, ainda, a iniciativa surgiu em razão do aniversário de uma década da criação do Estatuto da Juventude (Lei n°12.852), cuja elaboração apresenta os direitos dos(as) jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude, o que pode ser considerado como um marco importante para a garantia dos direitos da juventude brasileira.

O jogo a ser desenvolvido poderá ser utilizado em espaços educativos formais ou não, em encontros, dinâmicas, no ambiente familiar, assim como em empresas ou organizações da sociedade civil; além de  quaisquer articulações e instâncias da esfera pública. Daniele Próspero e Rodrigo Bueno, diretores do Estúdio Cais e desenvolvedores do projeto, ressaltam: “Acreditamos ser essencial ampliar o conhecimento da sociedade brasileira, marcada por um cenário de crescente desinformação, com informação qualificada sobre a realidade das juventudes brasileiras, assim como provocar e mostrar às pessoas caminhos de como elas podem participar ativamente no enfrentamento aos desafios, desenvolvendo iniciativas de mobilização nesta temática. A escolha pelo desenvolvimento do jogo é justamente pelo potencial que metodologias participativas e colaborativas despertam e motivam as pessoas para refletir e agir”

Inscrições

O projeto “Bora lá! Juventudes contra as desigualdades” aceita inscrições de jovens entre 15 e 29 anos, oriundos de diferentes contextos e realidades brasileiras. A elaboração do jogo contará com diversas estratégias de participação e engajamento. De início, serão realizadas rodas de conversa virtual, nos dias 13 e 15 de abril de 2023. Aqui não há restrição regional, tendo em vista que podem participar jovens do Brasil inteiro por meio de plataforma digital. Já a segunda etapa de elaboração do jogo, contará com oficinas formativas de forma presencial, que receberão até 25 participantes, voltada para jovens de São Paulo e região metropolitana, nos meses de maio e junho.

Os participantes das ações de construção do jogo receberão certificados, e receberão o reconhecimento de coautoria com a divulgação de perfil no site do jogo. Os organizadores destacam, ainda, que os jovens terão contato com especialistas e lideranças jovens que são referência no ativismo social e ação empreendedora em diversas áreas como educação, cultura e mundo do trabalho.

Os participantes das oficinas em São Paulo, nas atividades presenciais, contarão com transporte e alimentação, além de realizarem visitas educativas e culturais, recebendo um kit com livros e materiais dedicados às juventudes.

Os jovens interessados podem fazer a inscrição no site: https://www.boralajuventudes.com.br/. Demais dúvidas e informações podem ser esclarecidas pelo telefone/WhatsApp: (11)91457-5973.

NCE/USP apoia projeto de jogo colaborativo com o objetivo de articular conhecimentos sobre as desigualdades sociais que afetam as juventudes no Brasil

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