NCE/USP recebe estudantes da Licenciatura em Educomunicação para a sexta edição do projeto “Caça aos Tesouros do NCE”

Após um intervalo de 3 anos, o projeto que promove a aproximação entre os licenciandos e o acervo do núcleo foi retomado pela primeira vez no pós-pandemia da Covid-19

Foto: Luís Scala

Desde 2015, o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP) promove o projeto intitulado “Caça aos Tesouros do NCE”, no qual estudantes do primeiro período do curso de Licenciatura em Educomunicação são estimulados a desenvolver importantes reflexões que relacionem problemáticas  atuais com o paradigma da educomunicação, se valendo do rico acervo material do NCE ao longo da atividade. A iniciativa, usualmente realizada no primeiro semestre de cada ano letivo, tem início com a apresentação de uma série de imagens ilustrativas que fazem referência a diferentes temas específicos, dentre as quais a dupla de estudantes deve escolher uma. Posteriormente, os educandos são apresentados ao “enigma” atrelado à imagem escolhida, esse que norteará a reflexão que deve ser elaborada pelos estudantes, que, para tal fim, iniciam uma exploração do acervo do NCE em busca de algum material que, de alguma forma, se relacione com o enigma selecionado. 

Em razão da pandemia da Covid-19, o “Caça aos Tesouros do NCE” foi interrompido em 2020, e não foi realizado durante três anos. Com o retorno seguro das atividades presenciais de ensino e a atenuação da situação de calamidade sanitária, o projeto pôde ser realizado normalmente em 2023. Durante o mês de maio, cinco duplas de estudantes que ingressaram este ano na Licenciatura da ECA-USP estiveram presencialmente nas instalações do NCE para a realização da atividade.  Para a conclusão da caça aos tesouros, os estudantes devem produzir um texto que responda o enigma proposto, esse que faz parte das exigências avaliativas do componente curricular “ATPA I” (Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento I) ministrada pelo Prof. Dr. Claudemir Edson Viana, que também é coordenador do Núcleo. Além disso, os textos produzidos também serão publicados no site do NCE, por meio da página online dedicada ao projeto.

Foto: Daniely Silva Duarte

A realização do projeto é possibilitada por meio da colaboração de estudantes da pós-graduação, assim como do aluno-bolsista  do PUB 2022/23 vinculado à atividade, Luís Felipe de Oliveira Scala, e que atuam como mediadores da atividade para os estudantes inscritos. Para Luís Scala, o “Caça aos Tesouros do NCE” é uma atividade muito importante para a promoção de um contato entre os estudantes da graduação e o Núcleo de Comunicação e Educação, e, além disso, o projeto orienta os licenciandos sobre a delimitação de uma curiosidade crítica perante temáticas atuais, e principalmente a relação desses temas com a Educomunicação”.

Fotos: Marcelo Santos

A atividade também é uma forma de colocar os graduandos em contato com as produções do campo de estudo. Rayna Ramos, graduanda que participou da iniciativa, destacou: “Tivemos a oportunidade de conhecer teses e livros que por vezes não pararíamos para observar numa biblioteca. O intuito do trabalho era estimular a pesquisa e nos fazer pensar em uma solução para o problema que foi proposto”. Além disso, na dinâmica, os participantes também têm a oportunidade de debater entre si sobre os “tesouros” encontrados. Marcelo Santos, pós-graduando em ciências da comunicação da ECA/USP, e monitor da atividade, destacou que os participantes na maior parte do tempo procuravam as obras em conjunto, e usualmente o faziam enquanto conversavam sobre aquilo que encontravam.

O professor Claudemir Edson Viana, coordenador do NCE, informa que o núcleo entrará num período dos dois próximos anos de preparação para mudar seu acervo para as novas instalações na área das “Colmeias”, na área do CRUSP (Centro Residencial da USP) na Cidade Universitária USP, no Campus Butantã, e que passa por reformas. Até lá, o professor afirma que a atividade “Caça aos Tesouros do NCE” continuará a ser realizada a fim de aproximar ainda mais os estudantes de Licenciatura em Educomunicação da ECA/USP, e quando estiver instalado definitivamente no novo espaço, a atividade será adaptada conforme o ambiente e a disponibilidade do acervo do NCE-USP. 

NCE/USP recebe estudantes da Licenciatura em Educomunicação para a sexta edição do projeto “Caça aos Tesouros do NCE”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *