Aprovado com nota máxima, o trabalho orientado pelo Prof. Dr. Vinícius Romanini e desenvolvido pelo licenciando Luís Scala discorre sobre a problemática da Publicidade no âmbito das mídias digitais, relacionando a temática com a Educomunicação.
No final de maio, a Licenciatura em Educomunicação da Universidade de São Paulo aprovou seu centésimo Trabalho de Conclusão de Curso. Orientado pelo Professor Doutor Anderson Vinícius Romanini, o TCC foi desenvolvido pelo estudante Luís Felipe de Oliveira Scala, ingressante da turma de 2019 do curso.
Intitulado “A publicidade infantil no cenário da cultura da convergência: consumo, comunicação, educação e educomunicação” O trabalho apresenta um parecer crítico sobre o complexo contexto da publicidade infantil no Brasil, sobretudo no âmbito das mídias digitais, relacionando o tema em questão com a Educomunicação, e se valendo de suas áreas de intervenção para apresentar possíveis contribuições do campo para a temática. “Na medida em que o mercado de bens de consumo, assim como os meios de comunicação publicitária que o serve, compreendeu no contexto da convergência das mídias um cenário repleto de novas possibilidades comerciais, promovendo estratégias veladas e interativas de comunicação mercadológica adaptadas para as mídias online, é fundamental que as crianças e jovens também compreendam as formas que os meios de comunicação podem ser utilizados atualmente para esse fim, e entender justamente o papel exercido pelos meios na orientação de valores e hábitos sociais, sobretudo no que diz respeito ao consumo. Essa compreensão profunda do papel que os meios de comunicação exercem na sociedade é precisamente o objetivo da Educomunicação enquanto campo de transformação social, sempre em conformidade com os interesses dos estudantes e seus respectivos processos formativos”, destacou Luís Scala.
Além do orientador, participaram da banca o Professor Dr. Marciel Aparecido Consani (docente da Licenciatura e colaborador do NCE) e Me. Renato Godoy de Toledo (assessor de Relações Governamentais do Instituto Alana). “Depois de uma banca memorável, em que Luís recebeu nota máxima e merecidos elogios de todos os membros da banca, fomos surpreendidos com a notícia de que o trabalho foi o centésimo a ser cadastrado no sistema da licenciatura em Educomunicação. O acaso não poderia ter escolhido um trabalho melhor”, afirmou o Prof. Dr. Vinícius Romanini. “Recebi com muita alegria e satisfação essa notícia. A minha experiência como licenciando em Educomunicação foi extremamente enriquecedora. Os conhecimentos articulados no curso e as interações com os professores e colegas foram fundamentais para meu crescimento acadêmico e pessoal”, salientou o licenciando.
Vale destacar, ainda, que o estudante é, também, colaborador da Licenciatura em Educomunicação por meio do programa Unificado de Bolsas da Universidade de São Paulo, atuando em projetos do curso que ocorrem em parceria com o NCE. “Ser bolsista de extensão universitária foi uma oportunidade muito especial, me permitindo mobilizar ainda mais os conceitos trabalhados no curso. Sou grato por todo o suporte recebido e pela oportunidade de contribuir para o campo da Educomunicação de diferentes formas”, afirmou Luís Scala.
O TCC será publicado em breve na Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
(Caso tenha interesse na pesquisa, para entrar em contato com Luís Scala, envie um email para luisscala@usp.br)