Com atividades teóricas e práticas, NCE/USP promove curso no 23º Encontro USP Escola

Guiado pelo objetivo de aproximar a Educomunicação ao cotidiano da educação básica, o curso contou com oficinas de produção midiática

Entre os dias 17 e 21 de julho de 2023, o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP) recebeu, no departamento de Comunicações e Artes da ECA/USP, um grupo de docentes da educação básica das redes pública e privada de ensino para a realização do curso “Práticas Educomunicativas no Ensino Básico a partir da BNCC”, promovido pelo núcleo durante o  23º Encontro USP Escola

Com uma carga horária de 30 horas, o curso contou com a participação dos membros do NCE-USP, entre eles discentes, ex-discentes da Licenciatura em Educomunicação da ECA/USP, e docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM-USP), além de integrantes do núcleo. O curso, assim como todos aqueles que foram ministrados no decorrer do evento, é validado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, o que possibilita que os certificados emitidos aos cursistas sejam utilizados na progressão funcional dos docentes dessa rede.

O curso apresentou aos cursistas uma série de conhecimentos relacionados à interface comunicação/educação, partindo da perspectiva do novo paradigma da Educomunicação enquanto diretriz e fundamento de práticas pedagógicas voltadas aos Direitos Humanos, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, linguagens do audiovisual, participação e gestão democrática, como conteúdos tratados nas produções midiáticas no Ensino Básico.

Além de articular conteúdos teóricos com os docentes inscritos, o curso contou com atividades práticas. Na medida em que um dos significativos enfoques do curso foi a produção audiovisual no cotidiano escolar, ministrada por Marta Russo, na quarta-feira (19/07), os cursistas participaram de um oficina de “stop motion”, onde produziram pequenos vídeos utilizando a técnica de animação quadro-a-quadro, se valendo de materiais e recursos de fácil acesso, como, no caso, seus próprios telefones celulares. “Eu aprendi muita coisa legal, como a produção de animações. Poder praticar e ver um resultado de Stop Motion foi incrível! Valeu muito a pena participar e aprender com excelentes professores”, destacou a cursista Hellen Aleixo, professora de matemática da escola estadual Dona Brasília Castanho de Oliveira.

O tema “Cinema e Cineclube na educação”, com uma aula ministrada por Cláudia Mogadouro, também integrou as atividades do curso. Mogadouro apresentou aos cursistas a experiência do Grupo Cinema Paradiso. E, por fim, o Professor Claudemir Edson Viana, coordenador do NCE, tratou  sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e as oportunidades de ter a comunicação e a Educomunicação proporcionadas pela Base.

Viana também realizou a oficina de Leitura Crítica da Revista Casa Comum (5a. Edição), que trata do tema “O direito de ser: brasileiros buscam viver as suas múltiplas diferenças e diversidades”.  O professor e coordenador do NCE destaca que “o curso oferece oportunidades de explorar aplicativos e ferramentas digitais e em rede para a realização de atividades coletivas e compartilhadas entre os cursistas como o ‘Educom no Ar’ e o uso do padlet para os cursistas publicarem seus relatos e imagens”.

Fotos: Marina Alencar Perrenoud
Com atividades teóricas e práticas, NCE/USP promove curso no 23º Encontro USP Escola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *