A visita técnica dos integrantes do programa apresenta as perspectivas dos estudantes e mostra a atuação da Educomunicação na comunidade interna e externa da instituição de ensino
Na última semana, o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE-USP), recepcionou os estudantes da graduação em Jornalismo e Pedagogia integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) Educomunicação – Comunicação de Saberes, com a presença da professora tutora Dra Ana Paula de Moraes Teixeira.Em uma tarde marcada por uma troca de experiências, os estudantes conheceram as dependências do NCE-USP, compartilharam suas vivências e participaram de mais uma edição do Encontros Abertos do NCE, com o tema “Educomunicação nas práticas de Extensão Universitária USP e UFU/MG”, onde contaram um pouco sobre o trabalho desenvolvido no PET.
Os 14 estudantes integrantes apresentaram as atividades, o desenvolvimento do programa e consequentemente, como essa iniciativa impacta o dia a dia dos graduandos.
O PET CNX Educomunicação (como denominado pelos membros), foi desenvolvido dentro da Faculdade de Educação da UFU para promover atividades de ensino e extensão dentro da área da educomunicação. O programa, vinculado ao MEC, permite aos bolsistas e ‘petianos’ que sejam realizadas atividades e ações para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos graduandos, além de auxiliá-los com benefícios e bolsas, a partir do recorte socioeconômico e racial, para a permanência acadêmica dentro do ambiente universitário.
De acordo com a professora tutora, Dra. Ana Paula Moraes Teixeira, o PET tem a função de ser “um projeto de extensão com parceria multisetorial, com a presença de mais de 30 pesquisadores de todo o país e leva parcerias com outras instituições de ensino superior, como a Universidade Federal Fluminense – UFF)”, comenta. A pesquisadora afirma que os estudantes que atuam no PET estão presentes em três frentes que dialogam com a interface educação e comunicação. A primeira delas é dentro da iniciação científica, contribuindo com o crescimento de pesquisa e extensão no campo, a segunda é realizar atividades científicas, como grupo de pesquisas, ligados à educação e a terceira é se engajar em projetos científicos ou de extensão relacionados à Educomunicação.
Durante o encontro, os representantes do PET CNX Educomunicação, trouxeram seus depoimentos referentes às experiências vividas dentro do programa. Brenda Mesquita exemplificou que as atividades promovidas pelo PET passam por oficinas, mesas redondas, rodas de conversa, clube do livro e formações internas para a comunidade acadêmica e para a comunidade externa, como a população da cidade de Uberlândia.
Já o estudante Ed Carvalho comenta três grandes projetos que são conduzidos pelo PET. O primeiro deles é o “Precisamos falar sobre”, configurado com uma atividade que interconecta a área da extensão com as atividades afirmativas ao dialogar diversas temáticas importantes junto à comunidade. O segundo projeto listado é o “Identidades Negras: mesmos corpos, novas narrativas”, que realiza debates, rodas de conversa, leituras sobre um diálogo com a educomunicação para um debate anti-racista para a conscientização de pessoas brancas. O terceiro projeto é o “Projeto Checagem nas Escolas”, que tem como foco preparar os estudantes para realizarem uma leitura crítica da mídia. Nesta atividade, o PET é responsável por auxiliar os estudantes das escolas públicas nas quais atuam a se tornarem leitores críticos e assim, multiplicadores de informações, além de serem primordiais para disseminar mecanismos e ferramentas em combate às “fake news”. O estudante reforça a necessidade de manter ativa as atividades do PET, permeando a Educomunicação como um dos pilares essenciais da extensão universitária atualmente.
Para muito além da troca de experiências, estes estudantes são desafiados a tornar as práticas educomunicativas em contributos importantes para a sociedade.