Podcast, vídeos, jogos e outras peças criadas no curso de Educomunicação ensinam sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na cidade de São Paulo
Notícia reproduzida do Jornal da USP, por Cecília de O. Freitas e Larissa Leal, do LAC – Laboratório Agência de Comunicação da ECA.
Oferecida pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, a disciplina de Educomunicação Socioambiental, ministrada pela Profa. Dra. Thaís Brianezi, professora do Departamento de Comunicação e Artes (CCA/ECA/USP), pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP) e do Laboratório de Inovação, Desenvolvimento e Pesquisa em Educomunicação (Labidecom ECA-USP), propôs aos estudantes a criação de materiais digitais educomunicativos de conscientização ambiental, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na Agenda Municipal 2030 de São Paulo, que transpõe os 17 objetivos da Agenda 2030 para a escala municipal. As produções dos estudantes entraram como material paradidático do curso on-line Consumo Consciente e Agenda 2030 na Prática, promovido pela Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (Umapaz) e pelo Instituto Akatu.
Os materiais digitais foram desenvolvidos como trabalhos finais da disciplina, que faz parte da grade do curso de Licenciatura em Educomunicação da ECA-USP. Todos os trabalhos foram aprovados e disponibilizados na plataforma Edukatu, mantida pelo Instituto Akatu.
A proposta de trabalho final do curso era que cada grupo de alunos fosse responsável por um dos 17 objetivos e, após estudar o conteúdo sobre ele na Agenda 2030, realizasse a produção de materiais paradidáticos. Através de uma abordagem educomunicativa, os ODS são explorados de formas diversas com cartilhas, vídeos, jogos, folhetos, podcasts e fotonovelas. O ODS 6, por exemplo, foi trabalhado por meio de um jogo de cartas, o Gotas de Conflito: Uma Conversa sobre a Crise Hídrica, que tem como objetivo promover debates e possíveis soluções para desafios relacionados à crise hídrica.
Ampliar a informação sobre os ODS beneficia toda a sociedade
Criados em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), os ODS são 17 metas estabelecidas como um guia global para criação de políticas públicas e ações de sustentabilidade em quatro eixos principais: social, ambiental, econômico e institucional. As metas são parte da Agenda 2030, ano em que se espera que elas sejam alcançadas, e possuem indicadores que permitem acompanhar o seu progresso.
Antes de ingressar na ECA, Thaís Brianezi, docente responsável pela disciplina e pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP) , atuou como analista de políticas públicas e gestão governamental, passou pela área de educação ambiental da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo e trabalhou na Comissão Municipal ODS da prefeitura da capital paulista. Ela ressalta a importância de se compreender os impactos que a emergência climática tem nas desigualdades e conflitos sociais. “Hoje você não consegue entender o que se passa em termos sociais, culturais, econômicos e políticos se não entender, por exemplo, a gravidade de emergência climática que a gente vivencia”, afirma Thaís.
A professora também avalia como importante a compreensão do trabalho de povos e comunidades tradicionais que têm demonstrado alternativas ao modelo de desenvolvimento hegemônico em nossas sociedades e explica o porquê da escolha dos ODS como tema para os trabalhos finais:
“São objetivos bastante ambiciosos. O lema ‘não deixar ninguém para trás’ significa que não pode ser um compromisso só do Governo Federal (…). Tem que ser da sociedade na sua multiplicidade, ou seja, a perspectiva da comunicação para informação e engajamento para essa agenda é fundamental.”
Thaís Brianezi, docente da Licenciatura em Educomunicação
Parceria com terceiro setor amplia alcance do tema no município de São Paulo
A professora conta que a ideia do trabalho final surgiu após perceber que, apesar de haver diversos materiais nacionais e internacionais sobre os ODS, os materiais voltados a eles na cidade de São Paulo eram escassos. A parceria com o Instituto Akatu e a Umapaz ajudou a preencher um pouco essa lacuna. O Instituto Akatu oferece, por meio de cursos on-line voltados para estudantes do Ensino Fundamental e educadores, materiais sobre consumo consciente e sustentabilidade do Brasil. Já a Umapaz é um órgão gestor da Política Municipal de Educação Ambiental de São Paulo e Educação Ambiental da cidade de São Paulo. Ao final do semestre, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com os representantes do Akatu e da Umapaz e apresentar seus trabalhos a eles.
Para ter acesso ao curso, cadastre-se no site da Umapaz.
Créditos: Por Cecília de O. Freitas e Larissa Leal, do LAC – Laboratório Agência de Comunicação da ECA/ Jornal da USP