Material é resultado do trabalho realizado na disciplina Estratégias de Produção Audiovisual em Projetos Educomunicativos.
Estudantes inscritos na disciplina de Estratégias de Produção Audiovisual em Projetos Educomunicacionais, da Licenciatura em Educomunicação da Universidade de São Paulo (ECA/USP) produziram um material, em formato de vídeo, com caráter institucional sobre o projeto Educom.Saúde-SP, criado pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, envolvendo uma parceria com o NCE-USP (Núcleo de Comunicação e Educação) e a Associação Brasileira de Profissionais e Pesquisadores em Educomunicação (ABPEducom). O produto também foi utilizado como componente curricular para a avaliação final da disciplina.
Assinada por Bruna Cantuária, Jade Castilho, Leticia Barros, Patricia Jatobá, Vinícius Casimiro e Raquel Gattermeyer, a atividade trouxe como uma das principais motivações a apresentação do Educom.Saúde, tão qual os tutores, equipe de coordenação e os discentes participantes.
Iniciado em 2019, o projeto foi formatado para oferecer capacitação profissional para profissionais de saúde em Educomunicação que estão nos municípios paulistas e que realizavam ações de vigilância e controle das arboviroses ou outras endemias.
Entre os entrevistados da produção audiovisual, está o Prof. Dr. Claudemir Edson Viana (Docente da Licenciatura em Educomunicação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA- USP), que atuou na coordenação e assessoria do projeto em Educomunicação. Segundo o docente, a formação de profissionais em Educomunicação tem favorecido a construção de ações coletivas significativas, envolvendo profissionais da saúde, parceiros de diferentes segmentos sociais e a própria população. “O fato de a gente ter feito em diálogo e parceria com a Secretaria de Saúde fez com que a gente conseguisse avançar e interrelacionar áreas diversas como comunicação, educação e saúde”, complementa.
Irma Neves, Assessora Técnica da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, foi uma das responsáveis pela criação do projeto e pela parceria firmada entre as instituições. “A Educomunicação propõe uma relação mais horizontal e um projeto integrado. Nós entendemos que a Educomunicação traria para a saúde, valores e princípios que ajudariam na prática do trabalho”, conta.
De 2019 a 2022, o programa realizou três edições de capacitação de cerca de 500 profissionais da saúde.
Conheça a produção completa no canal do Youtube do NCE/USP.
Ficha técnica:
Produção: Bruna Cantuária, Jade Castilho, Leticia Barros, Patricia Jatobá, Vinícius Casimiro e Raquel Gattermeyer
Entrevistados: Irma Neves, Claudemir Edson Viana, Helena Málaga, Elisângela Penha e Diego Palmieri
Ano da produção do vídeo: 2022
Apoios: CCA e LABIDECOM da ECA/USP
Créditos: Jade Gonçalves Castilho Leite (Mestranda ECA-USP)