As inscrições estão abertas até 15 de março de 2024
A Universidade de São Paulo (USP) oferece uma bolsa para o projeto “Como a Educomunicação pode ampliar e qualificar as práticas de educação climática na Educação Básica no Brasil?”, em parceria com o pós-doutorado em Educomunicação e Educação Climática. Com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), as inscrições seguem abertas até o dia 15 de março de 2024.
A pesquisa conta com a orientação do Professor Ismar de Oliveira Soares da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com duração máxima de 24 meses. As atividades serão realizadas no departamento da universidade em formato híbrido com o objetivo de compreender a emergência climática entre educadores(as) e estudantes da Educação Básica.
O projeto, desenvolvido em colaboração com importantes instituições governamentais e com uma equipe multidisciplinar de pesquisadores, busca desenvolver práticas eficazes e engajadoras a fim de promover uma educação climática de qualidade.
As informações adicionais podem ser consultadas por e-mail, em contato direto com a Profa. Thaís Brianezi (tbrianezi@usp.br)
Saiba mais sobre a proposta abaixo:
“Como a educomunicação pode ampliar e qualificar as práticas de educação climática na Educação Básica no Brasil?” (processo FAPESP 2023/08836-2): visa abordar a lacuna no conhecimento sobre a emergência climática entre educadores(as) e estudantes da Educação Básica. Em colaboração com importantes instituições governamentais e uma equipe multidisciplinar de pesquisadores, o projeto busca desenvolver práticas eficazes e engajadoras para promover uma educação climática de qualidade.
Detalhes da Vaga:
– Orientador Responsável: Ismar de Oliveira Soares
– Duração: 24 meses
– Área do Conhecimento: Comunicação (subárea Educomunicação)
– Localização: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo, SP – Brasil (formato híbrido, com momentos presenciais e outros remotos)
Requisitos e Responsabilidades:
– Doutorado concluído em áreas pertinentes;
– Experiência em pesquisa acadêmica, preferencialmente em educação ambiental e educomunicação;
– Capacidade comprovada de conduzir revisões bibliográficas e análises de dados qualitativos;
– Excelentes habilidades de comunicação verbal e escrita;
– Capacidade de trabalhar de forma independente e em equipe.
Como se Candidatar:
Os(as) interessados(as) devem enviar os seguintes documentos para Thaís Brianezi (tbrianezi@usp.br) até 15 de março de 2024.
1) Súmula curricular de no máximo 4 páginas, seguindo o modelo Fapesp: [Modelo Fapesp] (https://fapesp.br/sumula);
2) Carta de interesse detalhando a sua aderência ao projeto de pesquisa.
3) Cópia do diploma de doutorado.
Confira o edital completo disponível no link.