Alunos de Pedagogia da UFOPA se destacam na produção de peças educomunicativas com foco socioambiental
Nos meses de janeiro e fevereiro recentes, 43 estudantes participaram da disciplina optativa “Educomunicação Socioambiental”, com carga horária de 60 horas, oferecida pelo Instituto de Ciência da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) em Santarém. A instrução foi conduzida pela Professora Raimunda Lucineide Gonçalves Pinheiro, doutora em Ciências Ambientais e associada da ABPEducom.
Durante o curso, os alunos produziram um total de 22 peças educomunicativas socioambientais, compreendendo sete podcasts, sete vídeos e oito peças teatrais. Essas criações foram apresentadas em um Seminário realizado nos dias 14 e 16 de fevereiro. No primeiro dia, foram exibidos os Podcasts Eco UFOPA e os vídeos socioambientais, enquanto no segundo encontro, foram apresentadas as peças teatrais.
Segundo a professora responsável pelas aulas, a disciplina despertou grande interesse dos estudantes de pedagogia pela Educomunicação. Joílson dos Anjos, discente da turma, ressaltou que a disciplina foi rica em teoria e prática além de ter levado temas relacionados às questões socioambientais da Amazônia, com foco na escola e no protagonismo de crianças e adolescentes. “Agora vejo a educomunicação como um instrumento de engajamento e criação de redes educomunicativas nas escolas e comunidades”, ressaltou o futuro pedagogo.
A disciplina de Educomunicação Socioambiental teve como objetivo fazer a conexão entre comunicação, educação e questões socioambientais numa perspectiva crítica e reflexiva, além de apresenta educomunicação como estratégia pedagógica de construção dialógica do conhecimento socioambiental e aproximação com a comunidade escolar por meio da construção de redes e do comunicativas nas escolas.
A realização da disciplina contou com a com participação da educomunicadora Ansleíria Rodrigues, nas rodas de conversa sobre educomunicação; da Professora Joelma Viana, nas oficinas de Podcast; e com o apoio técnico da Rede de Notícias da Amazônia.
Créditos: ABPeducom