Encontro realizado nas dependências da ECA-USP deu início à jornada que será construída com os discentes
Para marcar o início do ano letivo de 2024, docentes, discentes e ex-discentes da licenciatura em Educomunicação da ECA-USP receberam os ingressantes, no dia 27 de fevereiro, no prédio central da ECA, para compartilhar experiências e apresentar os passos a serem trilhados ao longo da graduação. Com mais de 150 estudantes ativos, a licenciatura em Educomunicação celebra a chegada dos novos discentes, oferecendo a infraestrutura necessária para a construção da carreira dos futuros educomunicadores.
Neste encontro, estiveram presentes o coordenador da licenciatura em Educomunicação, professor Dr. Marciel Consani, também Presidente da Comissão de Graduação da ECA/USP, prof. Dr. Claudemir Edson Viana, professor Dr. Richard Romancini, além da participação das professoras Dra. Thaís Brianezi e Dra. Claudia Lago, que compartilharam as etapas da licenciatura e a trajetória que será percorrida pelos estudantes. Já na parte dos discentes, o encontro contou com a presença da egressa na licenciatura em educomunicação, Jade Castilho, formada em 2023, para falar um pouco mais sobre a sua experiência no curso.
Além da troca de experiências por quem já passou e por quem constrói a licenciatura, os novos estudantes tiveram a oportunidade de se apresentarem e mostrarem também as motivações que os levaram a escolher o curso em Educomunicação na USP.
Oportunidade a partir de novos caminhos do ensino público
Para a estudante Laura Lobão, de 18 anos, as mudanças na política de ingresso para estudantes de ensino estadual público abriram as portas para a chegada na USP. A estudante, que cursava o Ensino Médio com Itinerário Formativo em Ciências Humanas, Sociais e Linguagens na ETEC Dra.Ruth Cardoso, em São Vicente (SP), foi contemplada pela primeira edição do Provão Paulista, feito por estudantes do terceiro ano do ensino médio em novembro de 2023. Laura agora passa a vivenciar a rotina universitária, morando na capital paulista, em especial, dentro do conjunto residencial da USP (CRUSP), no campus Butantã, compartilhando uma nova experiência no ensino superior.
“Eu escolhi fazer Educomunicação por sempre gostar da área de ensino e ser boa em comunicação social. No meu ensino médio, participei de muitos projetos socioculturais e um dia notei que queria continuar a ter aquilo na minha vida. Vi no curso a importância da responsabilidade social, comprometimento, inovação… essas são palavras que me vinham à mente quando decidi me inscrever no curso”, compartilha a estudante.
Educomunicação acessível
Já para a estudante Maria Fernanda Coelho, de 19 anos, portadora de deficiência visual, o ingresso à graduação traz novas perspectivas, principalmente porque a discente sempre teve vontade de estudar algo relacionado à educação. “Quando eu era pequena, sempre fui uma criança muito artística e comunicativa, eu e meus primos gostávamos de gravar vídeos contando histórias ou simplesmente falando com a câmera. Já no ensino médio, estava decidida a seguir a área da comunicação, entretanto, estava em dúvida com os cursos disponíveis. Porém, eu sentia que faltava algo, uma parte mais social que pudesse envolver um pouco a questão de inclusão e acessibilidade, algo que eu sempre estive envolvida por conta da minha baixa visão. Durante minha adolescência eu percebi que o sistema educacional não era tão acessível e inclusivo quanto deveria, e eu queria fazer uma diferença, algo que pudesse mudar isso. Então, pesquisando sobre os cursos da ECA, eu encontrei o curso de educomunicação que me chamou muita atenção e depois pesquisar muito sobre e ir até a feira de profissões em 2022, eu decidi que esse seria o curso certo para mim”, relata Maria Fernanda.
De acordo com o prof. Claudemir Edson Viana, a recepção dos estudantes “é um momento para construir laços e identificar os perfis de alunos presentes na sala de aula, para assim, formarem parcerias no percurso universitário que farão na ECA/USP, e em especial, no curso Licenciatura em Educomunicação”, finaliza o docente.