Iniciativa de cultura e extensão realiza o fortalecimento de ecossistemas educacionais e o direito à alimentação em comunidades diversas a partir da Educomunicação.
O projeto “ Educomunicação no ensino básico para tratar sobre promoção da saúde alimentar e o combate à fome”, coordenado pelo professor Claudemir Viana, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), em parceria com a equipe do projeto Imprensa Jovem da EMEF Professor Josué de Castro, busca promover estratégias para o direito à alimentação adequada.
Por meio de parcerias com instituições como o Memorial Josué de Castro (INJC/UFRJ) e a Cátedra Josué de Castro da USP, os alunos exploram o legado de Josué de Castro e sua influência nas políticas alimentares. O foco educativo do projeto está em conhecer e refletir sobre a vida e o legado de Josué de Castro, patrono da escola e figura importante no combate à fome e na promoção da alimentação saudável.
A partir de algumas experiências, os estudantes se inspiraram para realizar projetos dentro da escola, como a transformação do refeitório em um ambiente mais acolhedor e propício para a alimentação saudável, além da divulgação mensal do cardápio da merenda escolar nas redes sociais. Eles também realizaram oficinas sobre alimentação saudável para os alunos, com temas como origem dos alimentos, importância da merenda escolar e conscientização sobre hábitos alimentares.
Prática educomunicativa
O eixo do projeto busca uma abordagem social, humana e cultural da comunicação estratégica, com o objetivo de sensibilizar e engajar diferentes públicos de forma ética, comprometida e criativa, através de redes interinstitucionais e interdisciplinares.
O projeto da Imprensa Jovem Josué, instituído desde 2018, também atraiu a atenção da mídia, com a reportagem feita pela TV Cultura sobre os esforços da escola para valorizar o legado de Josué de Castro, com destaque para sua relevância como médico nutricionista e defensor do direito à alimentação adequada.
A iniciativa engloba diversas atividades, como a criação de materiais de divulgação sobre práticas alternativas de Educação Alimentar e Nutricional, a realização de ações de pesquisa e extensão para fortalecer ecossistemas educacionais, e o desenvolvimento de ações de letramento e pedagogia do consumo alimentar em colaboração com docentes de uma escola pública.
Os métodos incluem gestão participativa, elaboração de planos de trabalho, seleção e organização de ações dos estudantes, produção de pareceres técnicos, realização de produção midiática com o Imprensa Jovem, além de reuniões e uso de ferramentas digitais para registro e gestão do trabalho.
Com o caso da experiência anterior do projeto Educom.Saúde-SP, a Educomunicação se mostrou uma aliada, ao abordar a comunicação de forma estratégica, para promover a difusão e a divulgação de ciência, inovação e tecnologias geradas nos centros de investigação relacionados às questões de insegurança alimentar, desnutrição e fome no Brasil, bem como promover o debate para a criação e divulgação de políticas públicas embasadas em ciência”, presente na justificativa do projeto de Cultura e Extensão.
O bolsista PUB Leonardo Cardeal da Costa expõe um pouco sobre a participação no projeto: “Comecei a lecionar em 2017 na Emef Professor Josué de Castro como professor de Geografia e, no ano seguinte, a escola iniciou o projeto Imprensa Jovem e, assim tive meu primeiro contato com a Educomunicação. A Imprensa Jovem abriu novos caminhos para pensar a escola a partir de uma pedagogia de projetos, sempre com muito diálogo e ações coletivas. Um exemplo é a transformação do refeitório dos estudantes. Ser professor orientador do Imprensa Jovem me fez acreditar mais na educação e, em 2023, decidi realizar um novo desafio, agora de cursar uma outra graduação: a licenciatura em Educomunicação na ECA/USP “, destaca.
“Logo no primeiro ano, entrando em contato com o Professor Claudemir Viana, por uma boa coincidência, descobrimos que nossas práticas educomunicativas poderiam se somar. O Imprensa Jovem da Emef Professor Josué de Castro, devido ao nome do patrono, já estava realizando um projeto sobre alimentação saudável (também como uma maneira dos alunos conhecerem que foi Josué de Castro) e o professor Claudemir faz parte de um projeto maior do INCT sobre o combate à fome. Assim, com ideais em comum, iniciou a parceria entre a universidade e a escola pública. Em setembro de 2023 começaram a realizar nossas ações propondo desafios aos alunos para pensar sobre a alimentação saudável e o combate à fome.’, acrescenta o bolsista.
Contexto atual
Tendo em vista a crise climática, a insegurança alimentar e a fome são crises que se sobrepõem na sociedade brasileira e global. Eventos como “Enfrentando a Monotonia do Sistema Alimentar: Oportunidades de Ações nas Iniciativas da Presidência Brasileira do G20”, agendado para 16 de maio de 2024, busca abordar de forma rigorosa a questão da monotonia nos sistemas agroalimentares, uma semana antes das reuniões ministeriais do G20 – são de extrema importância para fomentar o diálogo sobre alimentação e fome.
Organizado de forma remota, os anfitriões incluem o Instituto Comida do Amanhã, a Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares, o CEBRAP Sustentabilidade, o INCT – Combate à Fome, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e o Instituto Fome Zero. O evento, restrito a convidados e sujeito à lotação, visa destacar que soluções para esse problema podem ser encontradas em experiências bem-sucedidas no Sul Global, e enfatiza a importância de ações concretas por parte do G20.
Outra contribuição é a participação da Educomunicação no Eixo de Comunicação e Difusão Científica, no dia 23 de maio, nos “Seminários – INCT Combate à Fome”: