Projeto tem como objetivo a exploração do acervo pelos calouros de Educomunicação
O Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP) promove o projeto intitulado “Caça aos Tesouros do NCE” desde 2015, em parceria com a Licenciatura em Educomunicação, em que os estudantes do primeiro semestre do curso participam de uma atividade de exploração do acervo material do núcleo de cultura e extensão que existe há 28 anos.
A iniciativa tem início com a apresentação de uma série de imagens ilustrativas que fazem referência a diversos temas, entre as quais a dupla de estudantes deve escolher uma. Em uma segunda etapa, os educandos são apresentados ao enigma que vão desvendar na caça ao tesouro. Com o enigma em mãos, eles partem para a busca de referências no acervo do NCE, como livros, teses, dissertações, revistas, artigos entre outros, que possam ajudar a encontrar direcionamentos para a pergunta.
Para a conclusão da caça aos tesouros, os estudantes devem produzir um texto que responda o enigma encontrado, trabalho que compõe o processo de avaliação da disciplina de Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento I, ministrada pelo Prof. Dr. Claudemir Edson Viana.
“A atividade Caça aos Tesouros do NCE, que depois se transforma no produto Tesouros do NCE se trata de uma atividade extensionista oferecida aos calouros da Licenciatura em Educomunicação, e consiste em diversas etapas como o jogo lúdico nas dependências do NCE, a elaboração dos ensaios a partir de tesouros do NCE, qualificação e publicação dos ensaios como material público sobre temas de interesse do público em geral, especialmente com questões sobre educomunicação, educação, educação midiática e temas transversais e interdisciplinares que tenham relação com a comunicação e a educação”, explica o docente da Licenciatura em Educomunicação e coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da USP.
A atividade contou com a monitoria de estudantes da pós-graduação e da aluna-bolsista PUB 2023_2024 do Projeto Educomunicativo Luisa Foganholo Bueno, que atuou na mediação da iniciativa com os alunos inscritos.
“Foi muito interessante apresentar o acervo para novos olhares recém chegados a Licenciatura. Sou aluna de Educomunicação, cursando o quinto semestre, e poder aplicar uma monitoria de uma atividade, que mescla as relações dos alunos com o espaço e um acervo tão rico em publicações e histórias, foi muito especial para complementar minhas experiências como bolsista PUB. Além disso, a perspectiva educomunicativa no Caça aos Tesouros é encantadora, pois é a partir da exploração espacial do acervo físico que os alunos puderam responder enigmas de questões muito importantes para a nossa sociedade, como a educação”, expõe a bolsista.
Reorganização do acervo digital
Desde o início da atividade de extensão, os textos produzidos pelos estudantes eram publicados no site do NCE, por meio da página online dedicada ao projeto.
Em 2024, membros do grupo de pesquisa reorganizaram o acervo digital para conferir uma melhor navegabilidade e acesso aos textos feitos pelos estudantes.
Disponíveis no site do NCE na aba “Acervo”, os e-books com os relatos da caça ao tesouro do NCE podem ser acessados e compartilhados como recursos educacionais abertos (REA).