No próximo dia 8 de julho, das 13h às 15h30, a Associação Brasileira de Pesquisadores em Educomunicação (ABPEducom) promoverá uma mesa redonda na 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Coordenada por Ismar de Oliveira Soares, Fundador e Presidente de Honra do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP), a roda de conversa será feita de forma remota com o tema “Educomunicação e Meio Ambiente: por um novo contrato social das crianças e jovens com a natureza, no Brasil”.
O evento contará com a participação de Ariane Porto Costa Rimoli (Ecocine) e Raimunda Lucineide Gonçalves Pinheiro (UFOPA), e com intervenções dos jovens ativistas Samara Geovana dos Reis Maranhão (Projeto Escola D’Água e Rios de Saberes), Luiz Henrique Lopes Ferreira (Projeto Território Transformador do Tapajós) e Juliane Cruz (Revista Viração). A atividade poderá ser acompanhada ao vivo por meio do canal do YouTube da ABPEducom.
Sobre a SBPC
Esta edição da Reunião Anual da SBPC tem como tema “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”. A programação científica contará com 286 atividades, incluindo debates, mesas-redondas e sessões especiais, onde renomados cientistas, autoridades e personalidades de diversas áreas compartilharão suas perspectivas sobre o tema. Serão realizados 208 debates presenciais e 78 virtuais, visando engajar e inspirar públicos diversos. A programação completa está disponível no site do evento.
Fundada em 1948, a SBPC é uma entidade dedicada à promoção do avanço científico e tecnológico, bem como ao desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde 1949, a entidade realiza anualmente, sem interrupções, as Reuniões Anuais. O objetivo é disseminar para toda a população os avanços da Ciência nacional em diversas áreas do conhecimento e debater políticas públicas relacionadas à Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação.
As atividades do evento são de acesso livre, e os participantes podem consultar a programação gratuitamente no site para se organizar e assistir às atividades. As únicas atividades que exigem inscrição antecipada e pagamento de taxa são os minicursos e web minicursos.