Os episódios foram produzidos com objetivo de incentivar o debate sobre avaliação da qualidade a partir do olhar dos próprios educandos
Uma parceria entre Programa de Pré Iniciação Científica Etec CEPAM e a Licenciatura em Educomunicação, no projeto Vivências Educomunicativas, resultou na criação do podcast jornalístico “Qualidade É!”. Composto por cinco episódios, o projeto foi desenvolvido com o objetivo de promover discussões aprofundadas sobre o evento Indicadores de Qualidade na Educação, realizado em maio de 2024, durante a Semana Paulo Freire da Etec CEPAM, organizada pela Ação Educativa.
O evento Indicadores de Qualidade na Educação teve como foco a construção de parâmetros para avaliar a qualidade escolar, a partir da perspectiva de estudantes e jovens. A metodologia utilizada foi desenvolvida pela Ação Educativa, em parceria com o UNICEF, e buscou envolver os participantes em um processo ativo de análise e discussão sobre diversas dimensões da qualidade educacional, entre elas: gestão escolar, condições de infraestrutura, práticas pedagógicas e participação comunitária. Durante o evento, os alunos foram divididos em grupos, onde puderam debater e sugerir propostas para aprimorar a qualidade da educação em suas instituições.
“A experiência adquirida nas gravações durante o evento, especialmente quando os membros da comunidade escolar conversavam, debatiam, opinavam e apresentavam ideias para a construção de um ambiente escolar melhor para todos, trouxe reflexões sobre a importância da comunicação na sociedade”, afirma Mickael da Silva Andrade dos Santos, bolsista do projeto.
“Primeiramente, no decorrer das reuniões, a equipe apresentou diversas ideias e contribuições para a produção direcionada ao público do ensino médio. Dessa maneira, estruturamos o conteúdo dos episódios com o objetivo de simplificar a linguagem das entrevistas e das informações apresentadas nas gravações do evento. A equipe deste podcast esteve presente em todos os dias do evento, anunciando sua presença para que todas as pessoas interessadas pudessem ter voz na construção de nossa produção midiática”, complementa Mickael.
Ao longo dos episódios são apresentadas entrevistas com especialistas, relatos de alunos e educadores, além de análises sobre o impacto da aplicação desses indicadores na prática educativa.
Um projeto colaborativo e educomunicativo
O podcast faz parte do projeto Vivências Educomunicativas, que integra a formação Educomunicação à Educação Média e Técnica oferecida pela Etec CEPAM. Este projeto dá continuidade ao Programa Aprender na Comunidade, realizado em 2021 com a participação de estudantes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Os bolsistas do projeto foram responsáveis pela pesquisa, produção, roteiro e edição dos episódios do podcast, oferecendo uma experiência prática na área de educomunicação.
“Fizemos diversas reuniões ao longo do projeto e as sugestões eram feitas coletivamente. Mas as decisões finais eram feitas pelos e pelas estudantes, pois eram protagonistas do projeto. Nossas dicas e sugestões podem ter ajudado ao longo do caminho, mas o mérito da realização e completude do projeto, é todo dos e das bolsistas. Tenho muito orgulho de cada um e de cada uma.”, acrescenta Gabriela Malara, uma das estagiárias Educom USP.
“No projeto vimos na prática a comunicação usada como meio para chegar a um fim: a educação. E a potência que jovens têm quando novas ferramentas lhe são apresentadas, é algo lindo de observar. Ao ensinar mais sobre podcasts e programas de edição, vimos que os e as estudantes podem usar suas vozes para ecoarem além da escola, já que os episódios foram hospedados em plataformas digitais. Suas opiniões podem agora ser ouvidas por qualquer pessoa do Brasil. Percebemos então o poder das mídias e das novas tecnologias: todas as pessoas podem criar”, adiciona Gabriela.
A produção do podcast teve como objetivo não só disseminar os resultados e discussões do evento, mas também servir como uma ferramenta educomunicativa para promover o protagonismo estudantil e a reflexão crítica sobre a qualidade da educação no Brasil.
Mariana Campos, da Comunicação de Coordenação de Cursos, discorre sobre as principais estratégias para a divulgação para o público-alvo, “Eles divulgaram bastante nas redes da Etec Cepam, nos televisores da escola, etc. A ECA também ajudou na divulgação, nas redes sociais, nos televisores e nos sites. Achei bem legal o episódio ser postado no Spotify, isso deixou mais interessante e acessível para o público.”
Disponibilidade
Os episódios do podcast “Qualidade É!” estão disponíveis para audição nas principais plataformas de streaming, como Spotify, além de estarem hospedados no site oficial da Etec CEPAM. O projeto tem como meta alcançar um público amplo, permitindo que as reflexões e os aprendizados gerados no evento possam ser compartilhados e debatidos em outras esferas educativas.
Para acessar os episódios, acesse o Spotify.