A premiação busca valorizar contribuições acadêmicas, profissionais e institucionais na área da Educomunicação, parceria da ABPEducom e do NCE-USP
O Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, NCE/USP, em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação – ABPEducom, anunciam os indicados ao Prêmio Mariazinha Fusari de Educomunicação 2024.
A premiação é considerada a primeira no país no âmbito da Educomunicação. Idealizada desde 2002 pelo NCE/USP, o espaço deste prêmio destina-se a reconhecer a excelência dos serviços prestados ao campo por agentes culturais, em três diferentes áreas de atividade, como: 1ª. Pesquisa; 2ª. Ação profissional; 3ª Ação Institucional.
1ª. Pesquisa: Pesquisa acadêmica, ou não, que represente importante contribuição para o conhecimento sistematizado sobre Educomunicação.
2ª. Ação profissional: Atuação de profissional em qualquer área da sociedade, norteada pela Educomunicação, e que tenha obtido importantes resultados.
3ª Ação Institucional: Projeto ou ação promovida por instituição que tenha importante participação junto à sociedade em atividades diversas e relacionadas à Educomunicação.
Em 2024, o NCE/USP associa-se à ABPEducom no processo de definição dos nomes dos premiados e na posterior outorga do título, a ser realizada, em sessão solene, por ocasião do X Encontro Brasileiro de Educomunicação – X Educom, com o tema “Educomunicação nas políticas públicas: a urgência da participação social para a cidadania”, que acontece entre os dias 21 a 23 de novembro.
Durante a cerimônia de encerramento, em 23 de novembro de 2024, o Prêmio será anunciado e entregue aos vencedores, de forma híbrida, com um troféu em cada categoria aos escolhidos pelos associados da ABPEducom e colaboradores do NCE-USP, e oferecidos pelos promotores da do X Encontro Brasileiro de Educomunicação.
Indicações para o Prêmio 2024
Após a definição das listas tríplices, formadas por meio de indicações oriundas do contingente de colaboradores do NCE/USP, assim como do Conselho Consultivo Deliberativo (CCD) e da Diretoria da ABPEducom, as opções são agora submetidas a uma assembleia votante constituída pelos membros colaboradores do NCE/USP e por todos e toda associados e associadas da ABPEducom. (cerca de 280 pessoas).
A votação acontecerá entre os dias 08 de novembro e 17 de novembro de 2024, às 23h59min.
Indicados por categoria:
- Pesquisa:
- -Mauricio Virgulino Silva
- -Paola Prandini
- -Rafael Gué Martini
- Profissional:
- -Claudemir Edson Viana
- -Isabel Pereira dos Santos – In Memoriam
- -Thaís Brianezi
- Instituição/Projeto
- -Instituto Devir Educom
- -Rede Salesianas Brasil (RSB)
- -Rede Wayuri
Acesse o link e saiba mais sobre cada indicado: https://docs.google.com/document/d/1hoas5fLEnVfMY9mFo5t-K-vdtV_4kUiw9JjLQCQD_oQ/edit?usp=sharing
Quem foi Maria Felismina de Rezende Fusari?
O prêmio homenageia a Profa Dra. Maria Felismina de Rezende Fusari (1940-1999), professora da Faculdade de Educação da USP, co-fundadora do NCE/USP, reconhecida por seus trabalhos na interface entre a Arte-Educação e a Educomunicação.
Maria Felismina de Rezende Fusari era doutora em Ciências (Psicologia) pela Universidade de São Paulo – USP. Pedagoga formada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bento (PUC) e artista plástica pela Faculdade de Artes Plásticas da Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP), acumulando especializações nas áreas de audiovisual e educação, sempre contribuindo para a conexão da área de televisão e vídeos para professores.
Também, Mariazinha foi professora de Metodologia do Ensino de Artes Plásticas em curso de licenciatura e nas áreas de Meios de Comunicação e Educação e Arte na Educação na Universidade de São Paulo – USP, com atuação na Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP e na Faculdade de Educação da USP. Além das suas contribuições no ensino superior, Mariazinha era conhecida pelo seu trabalho desenvolvido na educação escolar, desenvolvendo uma educação crítica para educadores e educandos. Entre as suas atividades, está a criação do Núcleo de Comunicação e Educação – NCE/USP, responsável pela definição do campo da Educomunicação no país.
Assim, a professora é considerada uma das principais proponentes da educomunicação no Brasil, ajudando a fomentar o campo pelo país com suas contribuições acadêmicas e culturais.
Comissão organizadora do Prêmio Mariazinha Fusari de Educomunicação 2024
Jade Gonçalves Castilho Leite e Luisa Foganholo Bueno