Premiação ocorreu na cerimônia de encerramento do X Encontro Brasileiro de Educomunicação, na Faculdade de Comunicação da Universidade Nacional de Brasília (UnB)
É com imenso prazer que o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE-USP) e a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) anunciam os vencedores do Prêmio Mariazinha Fusari 2024.
Durante a cerimônia de encerramento do X Encontro Brasileiro de Educomunicação, que ocorreu no auditório da Faculdade de Comunicação da UnB, foi realizada a entrega do prêmio que reconhece profissionais, pesquisadores e instituições pelos serviços prestados para o campo da educomunicação, considerando as áreas de Pesquisa, Ação Profissional e Projeto Institucional.
Claudemir Edson Viana, coordenador do NCE/USP, dedicou o momento para celebrar e realizar a entrega do troféu. Nesta edição, ele foi feito de placa de acrílico com base de madeira e elementos do cerrado brasileiro, em referência à Brasília.
A primeira categoria apresentada foi a “Pesquisador (a)”, que contemplava os indicados: Mauricio Virgulino Silva, Rafael Gué Martini e Paola Prandini. A única mulher indicada na categoria, Paola foi contemplada pelo prêmio com 37,9% dos votos realizados pelos colaboradores do NCE-USP (30) e por associados(as) da ABPEducom (250)..
Doutora e Mestra em Ciências da Comunicação, com especialização em Gestão da Comunicação, pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), Paola também recebeu, em 2023, Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese e Menção Honrosa no Prêmio Tese Destaque USP 2023. Desde 2024, é Investigadora Pós-Doc do Wits Centre for Diversity Studies, em Joanesburgo, na África do Sul.
“O prêmio foi sempre uma referência para mim que apontava e demonstrava a qualidade das pessoas que atuam e que trabalham dentro da educomunicação, e agora me perceber enquanto alguém que também é qualificada para receber esse prêmio me traz uma alegria muito grande. Espero poder continuar a contribuir nas transformações que a educomunicação pode trazer”, comenta Paola.
Já na segunda premiação da cerimônia, para a categoria “Profissional”, Claudemir Viana, Isabel Pereira dos Santos (in memorian) e Thaís Brianezi foram indicados. A contemplada pelo prêmio foi Isabel, com 43,1% dos votos registrados.
A última categoria apresentada foi “Instituição/Projeto” com indicação das iniciativas educomunicativas que se destacaram no campo. Em 2024, as indicadas foram: Instituto Devir Educom, Rede Salesianas Brasil (RSB) e Rede Wayuri.
Fundado em junho de 2018, em Santos, no litoral de São Paulo, o Instituto Devir Educom foi o premiado com 39,6% dos votos. Criado sob o pilar da educomunicação, a instituição se volta para dar viabilidade ao projeto Memórias em Rede, iniciativa que leva o jornalismo cidadão, a educação midiática e a tecnologia social da memória para espaços formais e não formais de aprendizagem com a participação de crianças, jovens e adultos.
Todos os vencedores do prêmio Mariazinha Fusari de Educomunicação 2024 foram escolhidos a partir da definição de listas tríplices por meio das indicações dos colaboradores do NCE/USP, assim como do Conselho Consultivo Deliberativo (CCD) e da Diretoria da ABPEducom. As opções foram submetidas a uma votação pelos membros colaboradores do NCE/USP e por todos e todas associados e associadas da ABPEducom.
Parabéns a todos e todas que participaram da indicação e parabéns aos contemplados com o Prêmio Mariazinha Fusari de Educomunicação de 2024!