
O ano de 2024 foi marcado por momentos importantes e conquistas que ajudaram a construir as memórias e grandes marcos vivenciados pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP). Todas as ações abraçam os desafios e as novidades que chegaram ao caminho de quem percorre e edifica a Educomunicação a partir das atividades do núcleo.
Por isso, enfatizamos o papel do NCE/USP de promover encontros acadêmicos que englobam o campo científico e comunitário, priorizando o papel da Educomunicação como agente transformador sociocultural. Assim, com o fortalecimento do campo com diversas ações, projetos e pesquisas, continuamos com o compromisso de transformar conhecimento em soluções para a sociedade.
A partir do projeto “Educomunicação no Novo Ensino Mèdio”, encampado pelo NCE, e liderado pelo professor Claudemir Edson Viana, os laços e as aprendizagens com os estudantes de ensino médio da ETEC Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal, instalado no campus Butantã da USP) se ampliaram em 2024. E também a participação de estudantes da licenciatura em Educomunicação da ECA/USP no projeto se estendeu durante todo o ano em forma de estágio obrigatório. E isto resultou na produção de uma série de Podcasts com cinco episódios sobre a temática qualidade do ensino público promovido durante a Semana Paulo Freire promovido pela ETEC CEPAM. Saiba mais e ouça os podcasts publicados em espaço especial no site da instituição: Série de podcasts promove debate sobre Indicadores de Qualidade na Educação em projeto de Educomunicação na Etec CEPAM
Essa conexão aconteceu mediante as bolsas na modalidade Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), disponibilizadas com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), A elaboração do produto intensificou a conexão entre o ensino regular e a academia, revigorou essa ligação e estabeleceu novas perspectivas para fomentar essas trocas de gerações e ambientes que incorporam a educomunicação.
Além do vínculo com o ensino regular, permanecemos presentes em grandes projetos e ações públicas para garantirmos as discussões sobre as pautas relacionadas a Educomunicação, como na participação da 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), Ministério da Cultura, em parceria com o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), participação de pesquisadores colaboradores do NCE-USP em palestras, seminários e mesas redondas promovidas em encontros nacionais e internacionais, como a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em parceria com a ABPEducom.
Ainda, incorporando como um dos pilares do núcleo para este ano, a agenda ESG passou a integrar o calendário de atividades desenvolvidas, principalmente com o foco socioambiental, que contaram com parcerias significativas que resultaram em projetos singulares ao NCE/USP. Entre as ações que ganharam destaque, está a ação de doação conjunta de equipamentos e materiais reutilizáveis para a startup de educação tecnológica Metarecicla e a revitalização e catalogação do acervo do NCE/USP.
Já no âmbito acadêmico e profissional, o núcleo fortaleceu as diretrizes de capacitação e aperfeiçoamento da Educomunicação para a educação básica, com cursos aplicados pelos integrantes do NCE no 24º Encontro USP Escola em julho de 2024 com sucesso. E também ações de estudantes da Licenciatura em Educomunicação com acervo do NCE
Além de toda essa jornada, realizamos um dos grandes eventos em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), como X Encontro Brasileiro de Educomunicação (X Educom), que foi sediado na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC-UnB), e teve o NCE-USP como um dos promotores e contou com financiamento da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior O evento reuniu 575 participantes, com pouco mais de duzentos (200) trabalhos apresentados nos Grupos de Trabalho (47), oito (08) mesas-redondas, sete (07) painéis, quatro (04) oficinas e cerca de 45 profissionais e pesquisadores convidados. O X Educom promoveu um panorama rico e diverso para o campo da Educomunicação nas políticas públicas e projetos sociais, e fortaleceu ainda mais nossa posição como centro de excelência em pesquisa e inovação em Educomunicação. Tivemos o prazer de receber pesquisadores de renome, e o impacto de nossos trabalhos colaborativos foi reconhecido nacional e internacionalmente.
Também, mais uma vez, tivemos o privilégio de promover mais uma edição do prêmio Mariazinha Fusari 2024, em que celebramos os profissionais e ações que movem a Educomunicação no Brasil.
E foi recentemente lançado o site do projeto “Como a Educomunicação pode ampliar e qualificar as práticas de Educação Ambiental Climática na Educação Básica no Brasil?” que tem sido chamado de Educom & Clima. O projeto, sob a custódia do NCE e conta com financiamento da FAPESP, iniciou-se em 2024 sob liderança do prof Ismar de Oliveira Soares e profa. Thaís Brianezi, e busca compreender como as práticas educomunicativas podem melhorar a educação climática nas escolas.
Agradecemos a todos e todas que fizeram parte desta jornada em 2024. A colaboração de cada um e de cada uma foi essencial para que todos esses avanços fossem possíveis. Que 2025 nos traga mais oportunidades de crescimento, inovação e realizações coletivas.