Entre os dias 24 e 28 de fevereiro, ingressantes da turma de 2025 participaram de atividades integrativas e oficinas artísticas
“Educom é amor e luta”. Foi assim que os ingressantes da 14a. turma da Licenciatura em Educomunicação foram recebidos na Semana de Recepção de Educom na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Durante os dias 24 e 28 de fevereiro de 2025, os novos alunos e novas alunas do curso participaram de atividades, oficinas e rodas de conversas no evento organizado por veteranos da Licenciatura com apoio da com apoio da coordenação e comissão da graduação do Departamento.
Os ingressantes puderam participar de uma pintura de rosto para boas-vindas e uma dinâmica de apresentação e sensibilização já no primeiro dia. Também participaram de uma roda de conversa com Thaynara Floriano, egressa da Licenciatura, sobre mercado de trabalho, atuação em movimentos sociais e oportunidades de pesquisa, extensão e intercâmbios na Universidade.
Na terça-feira, 25, houve o encontro com os professores e professoras da Licenciatura para um bate papo sobre o curso, as disciplinas e também com mensagens de boas-vindas.
Na quarta e quinta-feiras, os ingressantes puderam participar de uma oficina de zine e de estêncil, com a confecção de estampas para blusas e ecobags relacionadas à educomunicação.
Por fim, Douglas Calixto, jornalista, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela USP, e Ednéia Gonçalves, professora e coordenadora executiva adjunta da ONG Ação Educativa, participaram da Aula Magna da Semana de Recepção.
“Algumas tradições foram se perdendo por conta da pandemia, como a Semana de Recepção de Educom. Foi muito legal mostrar que ali é um lugar que é deles, para eles crescerem, se sentirem pertencentes, de acolher os novos calouros”, comenta Anita Viegas, estudante da Licenciatura e uma das organizadoras do evento.
Além das atividades e oficinas práticas, o grupo da comissão organizadora preparou o Manual de Calouros Educom 2025, com informações básicas sobre transporte, circulação no campus, serviços de saúde, alimentação, bolsas, auxílios de permanência, coletivos estudantis, atendimento na biblioteca, entre outros.
O manual completo está disponível no perfil da organização da Semana Educom no Instagram.