Durante debate, o pedagogo e educomunicador, Marcelo Santos, abordou os aprendizados possíveis nas interações digitais, tema de sua pesquisa de mestrado
✍️ Por Gabriel Germano

A segunda edição dos Encontros Abertos do NCE de 2025 recebeu Marcelo Santos, pedagogo e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), para um debate sobre a “Aprendizagem na Cibercultura”.
Realizada pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE-USP) no dia 24 de abril, a conversa, mediada pela graduanda Beatriz Alves, estudante do último período de Educomunicação da Universidade de São Paulo, e organizada pelo grupo de alunos do curso, formados por Gabriel Germano, Juliana Albuquerque e Luana Medina, abordou a tese de mestrado defendida por Marcelo em 2024, com o tema “Genealogia da aprendizagem prática: Interações no YouTube sobre Minecraft”.
Nela, o pesquisador investiga como ocorre o aprendizado por meio de plataformas digitais, com foco na interação entre indivíduos nos comentários da série de vídeos do jogo Minecraft “Em Busca da Casa Automática”, do canal Viniccius13, publicados no YouTube. A pesquisa desenvolvida por Marcelo agrega ao campo da Educomunicação e estimula novas reflexões sobre as relações entre comunicação e educação, especialmente voltadas às formas de aprendizagem em ambientes digitais e interativos. Também se destaca por suas propostas metodológicas, ao utilizar grandes volumes de dados como base para investigações nas ciências sociais.
Durante a live, além da discussão sobre o tema, Marcelo realizou uma “leitura guiada” de sua tese, apresentando os dados e resultados de seu trabalho sob uma perspectiva educomunicativa das aprendizagens no meio digital. Trazendo dinamismo e interatividade ao momento, o público presente ao vivo pode participar de interações realizadas no chat da transmissão. Em três momentos distintos, foram feitas perguntas e solicitações que posteriormente integraram a construção de nossa “árvore de ideias”:
- “O que uma escola criada por alunos teria de diferente?”
- “Se você pudesse usar qualquer jogo em uma aula, qual seria e por quê?”
- “Compartilhe um canal, vídeo ou jogo interessante”
Essas provocações compuseram a árvore de ideias, uma dinâmica colaborativa em que todos construíram em conjunto uma apresentação visual das ideias debatidas ao longo do encontro.
Durante o encontro, foi possível abordar uma nova maneira de entender o aprendizado, considerando de forma viva a realidade e os interesses das crianças do século XXI. Uma forma real de perceber que o aprender também está presente nas rotinas da cultura cibernética de jogos, vídeos e interações digitais e, principalmente, na vivência dos jovens. Por meio da pesquisa de Marcelo e da didática com que a apresentou, os participantes foram convidados a ampliar suas perspectivas como profissionais, educadores e adultos dessa nova geração.
A gravação completa do encontro está disponível no canal do YouTube do NCE. Para acompanhar os próximos Encontros Abertos e saber mais sobre as pesquisas no campo da Educomunicação e da Aprendizagem na Cibercultura, siga o canal e fique atento às redes sociais oficiais do Núcleo.