Durante o encontro, a pesquisadora apresentou o relatório visual Tecelã de ideias, desenvolvido por ela para reunir estudos voltados à educomunicação
✍️ Mariana Mendonça Eva

A terceira edição dos Encontros Abertos do NCE de 2025 recebeu Graciele Oliveira — bacharela e doutora em Química, graduada em Educomunicação pela USP e especialista em Jornalismo Científico pelo Labjor/Unicamp — para um debate sobre “Pesquisas em Educomunicação: Divulgação Científica e Bancos de Dados”.
Promovido pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE-USP) no dia 29 de maio, e conta com o apoio do departamento de Comunicações e Artes da USP e da Licenciatura em Educomunicação. O evento foi mediado pela graduanda Natalia Alvim, estudante do último período de Educomunicação, e organizado também pelas estudantes Mariana Eva, Victoria Novoa, com o apoio de Luisa Bueno.
A conversa partiu da trajetória interdisciplinar de Graciele para abordar os caminhos possíveis entre a educomunicação e a ciência, com destaque para sua atuação como pesquisadora convidada no National Institutes of Health (NIH), nos Estados Unidos, e como ex-presidente da RedeComCiência. Ela defendeu práticas educomunicativas como ferramentas essenciais para tornar o conhecimento científico mais acessível, participativo e transformador.
Dividido em três blocos temáticos, o encontro começou com uma reflexão sobre como a educomunicação pode contribuir para a popularização da ciência e o enfrentamento da desinformação. Graciele destacou o papel fundamental da mediação entre saberes acadêmicos e os contextos sociais diversos, chamando atenção para os desafios enfrentados por quem se propõe a comunicar ciência com responsabilidade e diálogo.
No segundo bloco, o debate se voltou à criação de um banco de dados com publicações em que o termo “educomunicação” aparece como uma das palavras-chave, desenvolvido por Graciele como parte de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Esse banco de dados faz parte do site Tecelã de Ideias, uma plataforma voltada à difusão do conhecimento e à popularização da ciência por meio de conteúdos em diversos formatos, como relatórios visuais, blog, cursos e oportunidades de extensão universitária.
Durante a live, Graciele apresentou oficialmente a plataforma — que ficou pronta especialmente para o evento — e navegou ao vivo pelo site com o público, explicando o funcionamento da ferramenta. Um dos destaques foi a demonstração interativa do relatório visual gerado a partir do banco de dados, que sistematiza e apresenta, de forma gráfica, os dados coletados sobre pesquisas acadêmicas no campo da educomunicação nos últimos cinco anos no Brasil. A dinâmica contou com a participação do público via Mentimeter.
No último bloco, foram discutidos os desafios e as possibilidades de replicação do banco de dados em contextos educacionais e comunitários, além da importância de pensar uma comunicação científica que seja crítica, inclusiva e comprometida com o direito à informação. Graciele também abordou como a alfabetização científica se conecta à cidadania e à democratização dos saberes.
Ao final do evento, foram apresentadas as perguntas da audiência e os resultados visuais da interação realizada ao longo da live, incluindo nuvens de palavras e gráficos interativos.
A gravação completa do encontro está disponível no canal do YouTube do NCE-USP. Para acompanhar os próximos Encontros Abertos e saber mais sobre as pesquisas em Educomunicação, siga o canal e as redes sociais oficiais do Núcleo.
🔗 Acesse a plataforma Tecelã de Ideias: https://www.teceladeideias.com/tcc-educom
🔗 Acesse a aba do site do NCE do Projeto: https://nceusp.blog.br/tecela-de-ideias/
🔗 Acesse o relatório visual: https://lookerstudio.google.com/u/0/reporting/e123a7e4-d59a-4cbf-830d-8311a2821695/page/p_p9z4l4t2dd



