ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS
Profº Dr. Ismar de Oliveira Soares
Coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP
Tomando a idéia proveniente do esforço que vem sendo feito, hoje em dia, para manter uma relação equilibrada entre o homem e a natureza, a Educomunicação entende ser necessário a criação de “ecossistemas comunicativos” nos espaços educativos, que cuide da saúde e do bom fluxo das relações entre as pessoas e os grupos humanos, bem como do acesso de todos ao uso adequado das tecnologias da informação.
Para tanto, os estudos apontam para a necessidade de se promover uma verdadeira “gestão da comunicação em espaços educativos”. Em outras palavras, a comunicação precisa ser planejada, administrada e avaliada, permanentemente. Ainda que complexa e abrangente em sua concepção, a Educomunicação deve ser introduzida nos espaços educativos a partir das condições específicas que caracterizam os diferentes ambientes, e, especialmente a partir das alianças possíveis de serem feitas entre os agentes sociais que atuam em determinado espaço educativo.
No caso, o ecossistema comunicativo estará sempre, e necessariamente, em construção. Seu aperfeiçoamento depende da forma como o tema é introduzido. É importante, por exemplo, no início, evitar rejeições e conflitos com os educadores e agentes sociais que defendem concepções mais tradicionais de relações humanas nos espaços educativos.
Para tanto, é interessante começar a partir dos pontos de consenso, como, por exemplo, a necessidade de se melhorar as habilidade de professores e alunos no manejo das tecnologias da informação. No caso, é recomendável implementar as práticas da Educomunicação a partir da introdução da linguagem audiovisual na educação.