Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP), integra novo Centro de Estudos e Tecnologias Convergentes para Oncologia de Precisão da instituição

Foto publicada pelo prof. Claudemir Viana nas redes sociais

O projeto integra um dos quatro centros aprovados pelo Conselho Universitário da USP; Primeira imersão foi realizada no último fim de semana

 

No dia 7 de março, o Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP), aprovou a criação de quatro novos centros de estudos na instituição de ensino. Desta vez, o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP) e o curso de Licenciatura em Educomunicação, integram as ações desenvolvidas a partir do Centro de Estudos e Tecnologias Convergentes para Oncologia de Precisão. 

Com o objetivo de promover o conhecimento inovador sobre a área da Oncologia, o projeto, liderado pela Faculdade de Medicina da USP, possui um primeiro ciclo de atuação em um período de cinco anos e busca entregar informações e resultados sobre as pesquisas desenvolvidas para a sociedade, por meio de atividades acadêmicas e científicas interdisciplinares relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão de serviços à comunidade.

Coordenado pelo professor da Faculdade de Medicina, Roger Chammas, o Centro de Estudos é formado por onze grupos/divisões, responsáveis por desenvolver ações de articulação de programas de combate à desinformação e à disseminação de conhecimento validado pela ciência.

De acordo com o coordenador do curso de licenciatura em Educomunicação e do NCE/USP,  Dr. Claudemir Edson Viana, uma das frentes de trabalho do Centro de Estudos é a Educação e a Comunicação, que contam com a experiência de outros projetos interdisciplinares desenvolvidos pelo núcleo. “Pensa-se em aproveitar projetos como o Imprensa Jovem para acolher a causa da educação para a saúde preventiva contra o câncer, e fazer escutas participativas a respeito com educadores desta rede e, possivelmente, de outras, visando mapear impressões, práticas e propostas, a fim de subsidiar as ações a serem desenvolvidas em parceria”, afirma. Desta forma, as atribuições do projeto serão incorporadas às atividades da Licenciatura em Educomunicação, aos colaboradores do NCE e também ao Departamento de Comunicação e Artes (CCA/USP).  Além disso, o NCE está em tratativas com o Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo para aplicações práticas do projeto no ensino formal. 

Ainda segundo o coordenador do curso de Licenciatura em Educomunicação da USP, a expectativa é que o Centro de Estudos se torne uma ponte entre o ensino básico e o conhecimento científico sobre o tema. “Esperamos a partir dessa contribuição difundir a temática das escolas de ensino básico, além de produzir materiais sobre o tema, atrelado à Educomunicação como paradigma para a realização das práticas neste primeiro ciclo do Centro de Estudos”, finaliza Viana. 

 

Primeira imersão é marcada pelo encontro dos formadores

Em 18 de março, foi realizada a primeira imersão do Centro de Estudos e Tecnologias Convergentes para Oncologia de Precisão, reunindo os colaboradores e membros para a promoção do diálogo do trabalho que será desenvolvido nos próximos cinco anos. 

 

Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP), integra novo Centro de Estudos e Tecnologias Convergentes para Oncologia de Precisão da instituição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *