UNESCO Global MIL Week 2023 abre espaço para a discussão sobre o papel da educomunicação em políticas públicas e práticas de alfabetização midiática

Evento promovido pelo NCE/USP fomentou o diálogo sobre a temática em encontro virtual

No dia 26 de outubro, o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP) realizou em parceria com o Programa Imprensa Jovem e o Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (NEd-SME-SP), com o apoio da Mil Alliance UNESCO, um encontro online e gratuito, “O diálogo da educomunicação com a proposta da educação midiática da UNESCO” com transmissão no canal do YouTube do Laboratório de Inovação, Desenvolvimento e Pesquisas em Educomunicação da ECA-USP (Labidecom), como parte da Global Media and Information Literacy Week (MIL Week), que é uma iniciativa anual da UNESCO.

Para discutir sobre o papel da educomunicação na orientação de políticas públicas e práticas de alfabetização midiática e informacional em um contexto que promova a emancipação e transformação dos usuários-produtores de conteúdo na era das ciberculturas, o encontro contou com a mediação do Prof. Dr. Claudemir Edson Viana (ECA/USP, NCE/USP, ABPEducom) e teve debatedores, incluindo o Prof. Dr. Mauricio Virgulino (NCE/USP e ABPeducom), a Profa. Dra. Lígia Beatriz Carvalho de Almeida (UFCG/ABPEducom) e o Prof. Dr. Marciel Consani (ECA/USP), com comentários de Silvia Bacher, representante da MIL Alliance UNESCO. Os participantes trouxeram temas como: cidadania digital, diálogo, participação, colaboração e ética nos espaços culturais. 

A Prof. Dra Ligia Beatriz Carvalho de Almeida (UFCG/ABPEducom) apresentou algumas intervenções feitas através de projetos no curso de bacharelado em Comunicação Social com ênfase em Educomunicação, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), localizada em Campina Grande, Paraíba. Fundado em junho de 2010, ocurso tem como principal objetivo a formação de profissionais com uma compreensão crítica dos fenômenos comunicacionais e educativos presentes na sociedade. Esses projetos fazem uso das tecnologias midiáticas e têm diversos objetivos, todos voltados para a promoção e consolidação do vínculo entre a universidade e a sociedade. Além disso, eles visam estimular a criatividade dos participantes e capacitá-los a se tornarem agentes ativos em suas comunidades, através da construção de uma cultura digital emancipatória e transformadora. Isso inclui o desenvolvimento de uma compreensão crítica e responsável sobre o uso das tecnologias midiáticas, reconhecendo o impacto que essas ferramentas têm na sociedade contemporânea.

Alguns dos projetos exemplificados são: “Podescurecer”: Um podcast que aborda uma variedade de tópicos por meio de discussões informais e informativas; “Letramento Digital para Terceira Idade”: Um programa que visa a capacitação de pessoas mais velhas em habilidades digitais; “Aplicativo EDU-EDU”: Uma aplicação projetada para professores e alunos, com o objetivo de aprimorar a experiência de ensino e aprendizado; “SLAM Poesia – Hip-Hop”; “Produção de Jogo de Tabuleiro sobre Educomunicação”; “Cartilha sobre Saúde Mental”; “A Produção de Folder por Crianças”: Uma oportunidade para crianças explorarem sua criatividade e habilidades de comunicação visual; “Oficina de Análise e Produção Fotográfica”: 

Esses projetos demonstram o compromisso do Curso Superior da UFCG em capacitar seus estudantes para aplicar seus conhecimentos em comunicação e educação, abordando questões importantes na sociedade e promovendo o desenvolvimento pessoal e comunitário. Além disso, eles enfatizam o papel vital da educação e da comunicação na promoção do conhecimento e do engajamento social.

O Prof. Dr. Mauricio Virgulino (NCE/USP e ABPeducom) trouxe a perspectiva sobre integração de Arte e Educação e Educomunicação é uma abordagem que combina a expressão artística com a promoção da alfabetização midiática e informacional. Isso envolve o reconhecimento da importância da criatividade, apreciação artística e habilidades artísticas na educação, juntamente com a capacidade de compreender, analisar e criar conteúdo midiático de forma crítica. Essa integração visa desenvolver a compreensão da sociedade da informação, explorar questões como desinformação e ética na mídia, e capacitar os alunos a se tornarem cidadãos críticos e participativos, compreendendo o papel da mídia na sociedade. Essa abordagem enriquece a experiência educacional, promovendo a expressão pessoal e o pensamento crítico em relação à comunicação e à arte. 

Como exemplos,  Adeola: Princesas Guerreiras (SP); Releitura – Bibliotecas Comunitárias em Rede (PE);  Educomunicação e Saúde Mental (SP e MG); Instituto Mureru e Escolas de Santarém (PA); Olhar Jovem (SP); Educom.Guarani; Núcleo de Educomunicação (SP); Programa Cidadania Viva (MS); Nosso Ateliê Animado (SP).

Além disso, Virgulino fez a divulgação do curso Arte nas Escolas como Estratégia de Comunicação” é uma parceria entre o Ministério da Cultura (MinC), Ministério da Educação (MEC), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Fundação Uniselva. Tem como objetivo combater a violência nas escolas e promover equidade por meio da Arte. Sob o tema “Educação dos Sentidos para Fazer Sentido,” o curso incentiva projetos de comunicação dialógica nas comunidades educativas, sendo direcionado a professores, educadores, artistas e interessados na melhoria da comunicação escolar. É estruturado em módulos abrangendo a relação entre Arte e Educomunicação, com contribuições de renomados educadores e artistas. 

Já o prof. Dr. Marciel Consani (ECA/USP) compartilha um pouco mais sobre a  sua tese “Mediação Tecnológica na Educação: Conceito e Aplicações” e os desdobramentos do tema em outras pesquisas e múltiplas óticas. Para Consani, as tecnologias não são mediadoras, mas sim auxiliam na mediação em que a pedagogia é a condutora das tecnologias, destacando a importância da abordagem educacional. Há o reconhecimento de mediadores ocultos ou coletivos (RSN) onde enfatiza-se a relevância das interações sociais na educação mediada pela tecnologia. Portanto, esses tópicos refletem uma transformação na compreensão da relação entre tecnologia e educação, ressaltando a importância de uma mediação consciente, orientada pela pedagogia e fundamentada nas interações sociais no cenário educacional atual, através de uma mediação educomunicadora. 

UNESCO Global MIL Week 2023 abre espaço para a discussão sobre o papel da educomunicação em políticas públicas e práticas de alfabetização midiática

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